sábado, 19 de junho de 2010

Permuta Vale a Pena?



O que é?
É o contrato pelo qual as partes se obrigam a dar uma coisa por outra que não seja dinheiro. É contrato bilateral, oneroso, comutativo, translativo de propriedade no sentido de servir como titulus adquirendi, gerando, para cada contratante, o obrigação de transferir para o outro o domínio da coisa objeto de sua prestação. São suscetíveis de troca todas as coisas que puderem ser vendidas, não sendo necessário que os bens sejam da mesma espécie ou tenham igual valor.
Em publicidade, permuta designa negociação de espaço ou de tempo de um veículo, em troca de produtos ou serviços do anunciante, mediante acordo prévio entre as duas partes, sendo seu valor calculado com base no preço líquido da mídia e nos preços do produto ou serviço sem as margens de lucro do comércio. Artigo 533 do código civil.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Permuta 

Vale a Pena?
No nosso Ramo de Publicidade na Internet, a permuta tem que ser bem pensada. Alguns motivos:
1) Trocar espaço nem sempre rende algo (Muitas vezes nem mesmo visitas).
2) Trocar por algum produto, pode ocorrer de ser prometido um produto novo, mas vir usado, também de ser roubado pois na sua grande maioria vem sem NF.
3) A Empresa com quem estamos permutando algo, toma atitudes para com os clientes dela, que talvez a nossa Empresa não tomaria, o que não pode ocorrer é uma mistura de pensamentos. Cuidado com isso, pois se o objetivo da outra Empresa for só vender, e não ter um produto de qualidade, sua imagem passa a estar vinculada a ela.
4) Sites com muitas visitações, acima de 5.000 visitantes por dia, deve-se prestar atenção na média de tempo gasto no site, pois essas visitas podem vir de links externos que a pessoa entra achando uma que é uma coisa, mas logo de cara é outra e gasta-se em média de 30seg por acesso.
5) Por fim o Conteúdo do site, se for um conteúdo que não acrescenta em nada para a sua Empresa, ou que muitas vezes mostra algo que é contra lei, como exemplo PIRATARIA, sua empresa fica com a imagem manchada.

Dicas

1) Pense na Imagem de sua Empresa;
2) Solicite a outra Empresa documentos que comprovem os acessos;
3) Solicite que em seu anúncio tenha o código de controle do Google Analytics (https://www.google.com/analytics);
4) Solicite algum teste grátis;
5) Analise o conteúdo do site da outra empresa;
6) Na troca de produtos, solicite NF;
7) No Brasil e-mails ajudam a provar negociações, salve o e-mail com toda a conversa que tiveram, é uma garantia;


Este artigo não visa dizer que a Permuta é ruim ou boa.
Mas mostra que é necessário um cuidado especial.

Atenciosamente,
WebStudioCom

Nenhum comentário:

Postar um comentário