sexta-feira, 1 de outubro de 2010

VOCÊ ESTÁ ESTRESSADO?

 Essa matéria saiu dum Site muito bom que traz diversos artigos neste gênero, assuntos de interesses gerais em diversas línguas. O site é: http://www.watchtower.org/t/index.html.
Confira um deles que achei ótimo:


"NO MUNDO inteiro, o conflito entre trabalho e vida familiar é um assunto muito sério. De acordo com certa fonte, ‘a globalização, a tecnologia moderna e uma economia estressante e frenética têm obscurecido a tradicional linha divisória entre casa e trabalho’. Essas mudanças têm resultado numa prosperidade sem precedentes. Mas isso vem acompanhado de um preço. Certo autor comenta: “Milhões de nós têm trabalho em excesso, compromissos em excesso e preocupações em excesso.” Estamos simplesmente estressados.
Agora some a isso os efeitos desanimadores da atual recessão econômica. Trabalhadores em todo o mundo, tanto da classe executiva como da operária, perderam o emprego e a casa. Eles provavelmente não se importariam em estar trabalhando muito.
Analisemos o alcance desses problemas:
  • Seis de cada dez trabalhadores europeus sofrem de estresse por causa do trabalho.
  • Dentre trabalhadores dos EUA, 1 em cada 3 sente que está cronicamente sobrecarregado de trabalho.
  • De cada 3 canadenses, mais de 2 acham difícil conciliar a família com o trabalho.
  • Estima-se que mais de 600 milhões de trabalhadores, ou 22% da força de trabalho mundial, gastem mais de 48 horas semanais trabalhando.
Essas estatísticas refletem uma imensa tragédia humana. Algumas pesquisas relacionam longas e irregulares jornadas de trabalho a problemas de saúde, relacionamentos tensos, falta de atenção para os filhos, separação e divórcio.

“JORNADA DUPLA”

“Quando chego em casa do trabalho”, conta uma mulher, “preciso preparar o jantar, limpar a casa, lavar roupa, buscar as crianças, ajudá-las com o dever de casa, dar banho nelas e colocá-las para dormir. Depois disso, estou morta de cansaço”. Calcula-se haver 1,2 bilhão de mulheres que trabalham fora, e milhões delas enfrentam essa assustadora “jornada dupla”, assim como muitos homens. Mas pesquisas mostram que os homens costumam fugir do trabalho doméstico. Essas tarefas geralmente sobram para as mulheres, quer trabalhem fora quer não.

 E você? Está trabalhando demais? Ou está entre os milhões atualmente desempregados? Gostaria de conciliar melhor o trabalho com a família? Em caso afirmativo, como conseguir isso?  

Nenhum comentário:

Postar um comentário