segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Recupere CDs e DVDs riscados sem dificuldades

Muitas vezes, depois de algum tempo de uso, CDs e DVDs acabam riscando e até chegam a ficar inutilizados.
Isso pode ocorrer por diversos motivos: manuseio incorreto, excesso de exposição, contato com sujeira, enfim, são vários os fatores.
Independente de como acontece, normalmente isso é um problema, pois podem gerar perdas irreparáveis de dados importantes. Para isso, o Baixaki agora dará a vocês, algumas dicas de como tentar recuperar estas mídias.

Importante
Deixamos claro que nem sempre este método aqui apresentado deverá funcionar completamente, portanto não nos responsabilizamos por possíveis danos que venham a ser causados nas mídias.

Recuperando CDs e DVDs
A primeira coisa a ser feita é lavar o CD/DVD com água e então deixá-lo escorrer um pouco antes de secá-lo com algo macio para não causar mais riscos. Depois disso, apóie-o em algo firme (uma mesa ou uma pia, por exemplo) e então com uma pasta de dente (de preferência branca ou massa polidora fina de automóveis e aplique na mídia, desenhando círculos como se fosse um leitor, sempre fazendo pouca pressão.
Agora, pegue um pano macio e repita a operação, removendo o excesso de massa/pasta em seu CD/DVD. 

Então, leve-o até a pia e lave novamente com muito cuidado, retirando todas as possíveis sobras de pasta/massa. Finalizado este processo, seque-o bem e certifique-se de que não restou nenhum resíduo do produto ou de água.

Pronto! Apesar de ainda ser possível ver os riscos, você acabou a tentativa de recuperar sua mídia. Agora basta testá-la e ver se deu certo. Se sim, aproveite para fazer uma cópia de segurança, sempre mantendo a original guardada, pois a legislação brasileira permite a realização deste tipo de cópia desde que se possua a versão original.

Para fazer cópias de segurança, você pode usar programas como DVDFab HD Decrypter, Free Easy CD DVD Burner, ImgBurn ou DVD Shrink. Fique a vontade para procurar por outras alternativas em nossa seção de Gravação de discos (CDs/DVDs).

Fonte: Baixaki


Um comentário:

  1. Muito boa suas dicas, estão anotadas, vou colocar em prática.
    Abraços forte

    ResponderExcluir