sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Vírus chega aos smartphones Android



Os smartphones com o sistema operacional da Google estão na mira dos crackers. Prova disso foi a identificação de um vírus que se comporta como um botnet (arquivos que se replicam e executam autônoma e automaticamente). Ele chama-se Geinimi e está causando dores de cabeça por onde passa, inclusive para os desenvolvedores do sistema.

Responsável pelo roubo de informações de vários usuários e aparelhos (IMEI, códigos dos chips e outros dados), ainda não se sabe a origem do problema. Especula-se que tenha surgido na China, pois os primeiros infectados foram aparelhos baseados no idioma chinês.

Há também hipóteses culpando a descentralização da distribuição de aplicativos. Pois muitos usuários optam por baixar jogos e programas em lojas não oficiais, ou seja, que não possuem a certificação da Google para que possam distribuir seus aplicativos. Desse modo, é possível que alguns programas já tenham sido distribuídos com a infecção.

Até agora não foram identificados problemas maiores para os usuários, pois todas as funções que o Geinimi executa necessitam de autorização do usuário. Mas atualizações pode transformá-lo em uma verdadeira porta de abertura para ameaças mais perigosas e danosas para os proprietários de celulares e tablets Android.

Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário