sábado, 12 de março de 2011

Cuidado com falsos limpadores


Muitos programas prometem limpar o PC, porém não o fazem e ainda infestam o computador com arquivos maliciosos.

Existe uma série de aplicativos que se apresentam como a solução para limpar seu computador de arquivos inúteis e ainda para aumentar o desempenho do sistema, deixando tudo como novo e funcionando melhor do que nunca. Pois saiba que, assim como nem tudo que brilha é ouro, nem sempre estes programas fazem o que prometem.

O pior, contudo, não é simplesmente eles não fazerem o prometido, mas sim infestarem o computador com malwares que podem danificar a máquina e causar alguns prejuízos para os usuários, como perda de informações. A Symantec divulgou em seu blog oficial uma lista de programas reconhecidamente falsos:

• Check Disk
• Disk Defragmenter
• HDD Defragmenter
• Quick Defragmenter
• Scan Disk
• Smart Defragmenter
• System Defragmenter
• Ultra Defragger

Na postagem, a Symantec coloca lado a lado a interface de três aplicativos teoricamente diferentes (imagem acima), mas que têm comportamento e visual praticamente iguais. Ainda de acordo com o relato da fabricante do Norton Antivirus, os programas varrem o sistema e encontram uma série de problemas, então indicam ao usuário iniciar uma desfragmentação em um “modo seguro” para consertar tudo o que foi encontrado.

Como era de se esperar, a limpeza não é completa e sérios problemas ainda permanecem na máquina. Para removê-los é solicitado que o usuário pague uma pequena taxa, ou seja, além da possibilidade de infestar o computador com pragas virtuais, os programas vendem um serviço de forma enganosa.
Para escapar deste tipo de problema, o mais indicado é fazer uso de ferramentas reconhecidamente seguras. Se você procura uma alternativa aos aplicativos que já vêm no Windows para desfragmentar ou varrer o disco atrás de problemas, opte sempre por aplicativos de empresas conhecidas e não deixe de pesquisar na internet sobre o programa caso haja alguma desconfiança.

Nas seções de ferramentas para discos e de diagnóstico de hardware do Baixaki você encontra uma série de aplicativos que podem ser úteis para este tipo de tarefa.

2 comentários:

  1. Estou arrasada! rs usava o Smart e pensava q ele funcionava deixava meu pc bom, #colina

    ResponderExcluir
  2. POis é Gisele, eu usava o Smart Defragmenter e ele também está na lista negra :(

    ResponderExcluir