segunda-feira, 30 de maio de 2011

Dicas preciosas para acabar com inconveniências no Orkut

Aprenda a driblar mensagens, pedidos e atualizações de outros usuários sem ter que deletá-los.

O Orkut é a principal rede social do Brasil desde 2004, quando chegamos ao posto de país com maior número de contas no site. Quem tem conta desde aquela época — o que não exclui necessariamente quem criou um registro mais recente — teve tempo de sobra para colecionar amigos, reais ou virtuais.
Infelizmente, alguns desses “amigos” acabam tornando a página de recados um verdadeiro depósito de propagandas ou — pior — um espaço para proliferação de vírus. Assim como nas relações pessoais, nem sempre a saída mais conveniente é deletar ou bloquear a pessoa.
Por isso, o Tecmundo preparou um guia com algumas dicas de como se livrar de spams e outros incômodos do Orkut. Dessa maneira, você evita mensagens desagradáveis sem perder a reputação e a compostura com ninguém.

Restringir pedidos de amizade

Por padrão, o Orkut permite que qualquer um faça um pedido de amizade. No entanto, é possível delimitar quem e em qual situação poderá fazê-lo.

Siga os passos.

Passo 1: acesse sua conta do Orkut e vá em “configurações”, situada na parte superior direita da tela, ao lado do endereço de email.
Passo 2: clique na aba “Privacidade”.
Passo 3: entre na guia “Quem pode me enviar pedido de amizade?” e selecione a  opção desejada. Apenas marcando “qualquer um que saiba o meu endereço de email” você já consegue filtrar bastante as requisições — isso porque as pessoas vão ter que saber por algum outro meio qual é o seu email correto.
Para restringir ainda mais os envios, você pode marcar a opção “amigos de amigos”. Se sua tela inicial vem sendo invadida por gringos e pessoas de países estranhos, há um box que limita as solicitações de acordo com a região.

Mais privacidade

Siga os passos.

Passo 4: se você realmente se preocupa com a sua privacidade (ou quer ter aquela conta só para espiar os outros), pode permanecer invisível, marcando a opção “não permitir que as pessoas me encontrem” no campo “Permitir que as pessoas usem meu endereço de e-mail para me encontrar”.
Passo 5: desativar os visitantes e não admitir que outros marquem fotos com você é outra forma de aumentar a privacidade. Associando essa escolha com as anteriores, você terá uma conta praticamente fantasma.

Parar de receber atualizações dos seus amigos sem precisar excluí-los

Nada pode ser mais inconveniente do que aquele usuário que não para um segundo de atualizar o Orkut. A situação pode ser ainda mais agravada quando você não conhece tanto a pessoa e o conteúdo que ela posta não tem nada a ver com você.
Mas se por algum motivo você não quer deletar aquele amigo, existe um jeito bem fácil de parar de receber mensagens sobre o status dele.

Siga os passos.

Passo 6: na última versão do Orkut, é só ir até uma atualização da pessoa e marcar a opção “nunca mostrar atualizações deste usuário”. O mesmo também pode ser feito em relação aos aplicativos.

Parar de receber scraps

Passo 7: quando você perceber que um usuário só manda propagandas, correntes ou mensagens automáticas, pode cessar o recebimento desse tipo de informação marcando as mensagens como “spam”. Elas são movidas para a pasta de spam, assim como os próximos scraps semelhantes.

Siga os passos.

Remover e ignorarSiga os passos.

Caso você já tenha tomado as medidas acima e mesmo assim continua sendo importunado por alguns contatos da sua rede, não resta outra saída senão ignorar ou remover os desordeiros.
Passo 8: as alternativas para realizar esta função aparecem no perfil de cada usuário, na parte inferior do menu principal.
A escolha “Remover amigo” apenas retira o indivíduo da sua lista de amigos, enquanto “Ignorar usuário” impede que esse alguém mande recados, convites e solicitações de amizade para você.
Cuidado: tanto remover quanto ignorar um usuário o retira da sua lista de amigos. Assim sendo, se você quiser restabelecer contato com a pessoa, precisará enviar uma nova solicitação de amizade para ela.
Escolhendo "Denunciar abuso", você poderá delatar usuários mal-intencionados que compartilham material capaz de infringir as regras do Orkut.

Filtro de segurança

No Orkut, assim como na internet em geral, circula muito conteúdo impróprio para menores de idade.  Quando um menor cria uma conta e coloca as informações de data de nascimento corretas, o site já ativa o filtro de segurança para a conta.
Porém, quando uma criança ou um pré-adolescente usa contas de outros familiares para jogar ou — o que ocorre em muitos casos — dá informações falsas sobre a idade, é fundamental ligar manualmente o filtro que evita a aparição de conteúdo potencialmente inadequado.
Passo 9: o caminho é simples: Configurações > Gerais > Filtro de segurança > não mostrar conteúdo impróprio.
Siga os passos.

Fonte: Tecmundo

Nenhum comentário:

Postar um comentário