(Fonte da imagem: Divulgação/Wikipédia) |
Desde ontem (23), uma página alemã da maior enciclopédia gratuita virtual está solicitando assinaturas para uma petição, a qual visa tornar o portal um candidato para a vaga de primeiro patrimônio digital reconhecido pela Unesco. Tal evento é um dos acontecimentos que foram planejados para comemorar os dez anos da Wikipédia.
Uma página especial foi inserida na Wikipédia, para que os usuários possam participar dessa e de mais 17 outras atividades que ainda estão em andamento. Os interessados em apoiar a enciclopédia nessa causa podem acessar a página da petição clicando aqui. É preciso informar nome, sobrenome, email, cidade e país. Quem desejar ainda pode deixar um comentário.
Não há informações sobre quantas assinaturas são necessárias para que o site possa ser um candidato à vaga de patrimônio cultural. Todavia, segundo o site da Unesco, qualquer organização pode se candidatar, desde que seja de valor universal inestimável e atenda a pelo menos um dos dez critérios básicos de seleção.
A ideia da Wikipédia parece ousada e, segundo o jornal New York Times, é a maior aposta da enciclopédia. Apesar disso, muitos acreditam que o portal consiga o título de primeiro patrimônio mundial digital cultural reconhecido pela Unesco, afinal, mais de 18 milhões de artigos em 279 idiomas devem servir como bom argumento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário