sexta-feira, 29 de julho de 2011

Fotografia: dicas para tirar fotos maravilhosas em viagens

Vai viajar e não quer perder nenhuma oportunidade de conseguir registrar todos os momentos com a sua câmera? Algumas dicas simples, porém muito valiosas, podem ajudar nessa hora.

Viagens são ótimas oportunidades de se colocar em prática os conhecimentos fotográficos adquiridos. Afinal, o tempo é, na maior parte das vezes, curto e as situações são bastante diversas. Capturar uma imagem que consiga passar toda a emoção da viagem pode ser uma tarefa bastante desafiadora, mas algumas dicas podem ajudar você a conseguir melhores resultados.

Alguns detalhes podem tornar as suas fotos de viagem muito mais atraentes (Fonte da imagem: Cuba Gallery)
O primeiro ponto a se avaliar é o objetivo da viagem. É claro que se você está indo a negócios, terá bem menos tempo para fotografar do que se estivesse indo a passeio, mas nem por isso as suas fotos precisam ser feitas às pressas e sem cuidado. Tudo depende do planejamento e do seu comprometimento com a agenda feita.

Planeje cuidadosamente a viagem

Essa dica é muito mais fácil de ser seguida se você estiver viajando sozinho, já que em grupo existem mais pessoas para opinar nos roteiros e, para agradar a todos, geralmente os passeios são feitos rapidamente. Tente prever cuidadosamente os locais pelos quais você irá passar e leia sobre eles anteriormente. Veja fotografias e tente descobrir mais sobre a região, para saber o que esperar.
Algumas regiões possuem, além de grandes cidades, uma beleza natural muito rica, que pode ser descoberta com pesquisas rápidas antes da viagem. Aproveite um tempo da sua viagem - se possível, consiga um guia para guiá-lo - e capture tudo o que o seu destino possui de melhor.

Conheça todo o potencial turístico do seu destino de viagem (Fonte da imagem: Sisto.g)
É bom sempre verificar a previsão do tempo e algumas informações sobre o clima da região para a qual você vai visitar, para evitar surpresas desagradáveis. Planejar a viagem é mais do que simplesmente saber os locais que você deseja fotografar, é saber como você vai chegar até lá e quanto tempo gastará em cada lugar.
Quando você pensa nesses detalhes, a sua viagem como um todo tende a ser mais tranquila e você tem mais tempo para se dedicar ao que importa, que é curtir o passeio e capturar os momentos em fotografias incríveis.

Faça uma lista do que deseja fotografar

Não é preciso ser muito rígido nesse ponto, mas é interessante que você tenha uma lista dos principais pontos que você deseja fotografar durante cada dia da viagem, para que na hora de sair de casa, ou do hotel, você não perca tempo escolhendo para onde ir.
É claro que nada impede que você saque a sua câmera e tire uma foto em um local que não está na lista, até por que muitas vezes isso resulta nas melhores imagens de toda a viagem. Se você estiver viajando em grupo é mais seguro andar o tempo inteiro com a máquina fotográfica em mãos e você poderá capturar momentos que duram poucos segundos.

Esteja sempre pronto para momentos que não esperam muito (Fonte da imagem: Adolfo Wendpap)
Veja a melhor hora do dia para conseguir uma boa fotografia dos locais os quais você deseja visitar e não se esqueça de se informar se existe um horário de visitação, para não chegar no lugar e dar de cara com a porta fechada.
Esse tipo de planejamento é muito importante, pois quando você sabe exatamente o que está procurando na sua viagem, é possível se preparar com o equipamento necessário para conseguir isso. Por exemplo, pode ser que, para determinadas fotos, você precise de um tripé ou um apoio. Com um planejamento cuidadoso, é possível não ser pego de surpresa.

Seja flexível quando necessário

Você está viajando para se divertir e não precisa se cobrar excessivamente por fotografias perfeitas e por cumprir a sua agenda completamente e sem mudanças. Seja flexível se for necessário, inclusive planeje essa flexibilidade. Faça planos B para caso ocorra algum problema e o itinerário precise ser mudado.

A chuva pode render ótimas imagens (Fonte da imagem: Mademoiselle Suzanne)
E se chover, não precisa passar o dia no hotel ou em casa, afinal, a chuva complica um pouco, mas não impede você de conseguir fotos maravilhosas. Cidades grandes na chuva se tornam cenários poéticos, basta saber aproveitar as cores e os ângulos certos.
Em uma viagem, você tem a oportunidade de unir vários conhecimentos fotográficos, como técnicas de enquadramento e dicas para conseguir boas imagens de arquitetura e de paisagens naturais. Lembre-se sempre de olhar bastante para cima, principalmente nas grandes cidades, pois você pode se surpreender com estruturas e prédios que podem compor imagens inesquecíveis.

Use as dicas de enquadramento para criar composições mais ricas (Fonte da imagem: Adolfo Wendpap)
Tente sempre se lembrar de alguns dos pontos fundamentais da fotografia - como o foco, a iluminação e os ajustes manuais de velocidade e abertura - e enquadre a cena de diversas maneiras para que você depois tenha mais do que uma opção para escolher depois. Ter mais do que um ponto de vista do mesmo local ajuda depois na hora de editar as suas fotos preferidas.
Não é preciso editar todas as fotos da sua viagem, mas separe as principais e aplique alguns efeitos simples, como a correção de cor e níveis, usando o Photoshop ou outro editor da sua escolha, como o GIMP ou mesmo o Picnik. Para correções de cor e iluminação de várias fotos ao mesmo tempo você pode também usar o Adobe Lightroom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário