sexta-feira, 22 de julho de 2011

Realidade aumentada mostra como está o pulmão de fumantes

Campanha desenvolvida pela SapientNitro tem como objetivo conscientizar sobre os males causados pelo fumo.

(Fonte da imagem: Brand Shandy)

A agência digital SapientNitro lançou na última terça-feira (19 de julho) um aplicativo baseado em realidade aumentada com o objetivo de alertar pessoas quanto aos males do fumo. O software, chamado AR Lungs, usa webcams e câmeras de smartphones para sobrepor a imagem de um pulmão ao corpo do usuário.

Através de dois controles disponíveis na tela, é possível selecionar a quantidade de cigarros fumados por dia, e há quanto tempo o vício foi iniciado. Para aqueles que nunca fumaram, é exibido um pulmão rosado e com aparência saudável. Já aqueles que mantêm o hábito durante muito tempo podem ver os danos e descolorização que o fumo provou no órgão.

Para tornar o resultado mais realista, os membros do SapientNitro consultaram especialistas para estabelecer os diferentes graus de danos exibidos. Segundo a agência, métodos de alerta tradicionais utilizam imagens de terceiros para tentativa de conscientizar pessoas a pararem de fumar, o que impede que muitos estabeleçam relações com seu próprio estado de saúde.

Campanha impactante

Ao utilizar tecnologias de comunicação disponíveis atualmente, o AR Lungs coloca o usuário no centro da mensagem, aumentando o impacto da campanha antifumo. Segundo o diretor da SapientNitro, Bradley Gamage, a esperança é que a novidade se torne um meio eficiente para ajudar médicos e pacientes a fazer diagnósticos de maneira mais rápida, evitando situações em que uma intervenção cirúrgica se faz necessária.

Para conferir o resultado do trabalho, basta acessar o site http://www.arlungs.com e possuir uma webcam conectada ao computador. Além de poder alterar os diferentes níveis de dano exibidos, o usuário tem a opção de fixar a imagem dos pulmões exibidos, de forma a obter resultados mais adequados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário