terça-feira, 23 de agosto de 2011

Como inserir imagens no corpo de um email no Gmail

Aprenda a usar as funções do Google Labs para inserir imagens como em um editor de texto comum.


Se você costuma usar seu Gmail para enviar mensagens aos seus amigos com imagens de suas festas e viagens, já deve saber o quanto faz falta a opção de poder inserir imagens no texto, uma vez que você consegue apenas anexar arquivos do computador.

Mas agora, com uma ajudinha do Baixaki, vai ficar fácil de usar fotos no corpo do email, como se você estivesse usando um editor de texto comum. Basta seguir o passo a passo logo abaixo.

Como fazer

O primeiro passo a ser feito é ativar a ferramenta de inserção de imagens do Gmail. Para isso, clique no ícone de engrenagens no canto superior direito da página e escolha “Configurações do Google Mail”.


Com a janela de configurações aberta, abra a aba “Labs” e procure pela função com o nome “Inserção de imagens” (uma dica: a lista está em ordem alfabética). Por fim, clique em “Ativar” e “Salvar Alterações”, no fim da página.
Agora que a ferramenta já está ativada, você pode inserir as imagens de duas formas diferentes. Tudo que você precisa fazer é escolher qual delas se encaixa melhor às suas necessidades.

 

Arraste e solte

 


Esta é a forma mais rápida de inserir imagens. Basta que você selecione o arquivo que deseja usar no email e o arraste até a página do Gmail. Se a ferramenta funcionar corretamente, um aviso como esses será mostrado. Depois é só soltar o botão esquerdo do mouse para que a foto seja colocada no corpo do texto.

 

Ícone de inserção

 


O segundo método pode não ser tão rápido, mas é igualmente fácil e permite que você insira imagens diretamente da internet. Para usá-lo, clique no ícone “Inserir Imagem” que foi adicionado quando você ativou a ferramenta. No novo quadro que é ativado, você pode escolher entre duas opções:
  • Meu Computador: insere imagens diretamente do computador. Basta clicar em “Selecionar Arquivo”, escolher o item desejado e pressionar “Ok”;
  • Endereço da web (URL): adiciona uma imagem da internet ao seu email. Para isso, encontre a imagem desejada, escolha a opção “Copiar endereço da imagem” após clicar com o botão direito do mouse sobre ela, cole o endereço no campo “URL da imagem” e pressione “Ok”.
Vale lembrar que, ao inserir uma imagem pelo “Endereço da web (URL)”, você pode estar infringindo direitos autorais, então tome cuidado com o que anexa ao texto.

Retoques finais


Com sua imagem já inserida no corpo do email, tudo que falta fazer é ajustar o tamanho do arquivo no texto: clique na foto e escolha entre as opções na barra que for exibida logo abaixo. Infelizmente, não há como escolher as dimensões exatas do item.
.....
Pronto! Agora você pode inserir imagens no corpo de email do seu Gmail com facilidade. É importante avisar que, uma vez que essa é uma ferramenta do Labs, alguns erros podem ocorrer e a qualidade dos arquivos pode não ser perfeita. Diga o que achou nos comentários e fique atento para mais dicas.

Fonte: Baixaki

Nenhum comentário:

Postar um comentário