segunda-feira, 28 de novembro de 2011

Dicas para montar um time vencedor no Marketing Digital


Retorno com marketing digital, seja ele traduzido em novos contatos de negócios, vendas diretas ou fortalecimento da marca, não depende de trabalhos isolados mas de planejamento, ações integradas e constante aprimoramento. É como no futebol. Jogadas de efeito, lances individuais e belos gols podem ajudar a ganhar uma partida, mas só um “padrão de jogo” que garanta consistência da defesa, meio de campo e ataque permitirá ao time conquistar vitórias ao longo do campeonato e brigar pelo título.

Para disputar o “campeonato” da internet seu time de marketing digital também precisa estar bem preparado em três compartimentos: Propaganda e publicidade, conteúdo relevante, monitoramento e análise dos indicadores de desempenho. Todos precisam trabalhar de forma coordenada para seu time marcar gols e evitar sofrê-los.

Propaganda e promoções compõem o ataque, atraindo potenciais clientes. O conteúdo relevante faz o meio campo, cadenciando o jogo e direcionando os clientes para onde mais interessa (contatos, vendas, etc.). A defesa é o monitoramento, que vai permitir fazer eventuais correções para melhorar a pontaria do ataque e evitar que o time sofra gols.

É necessário também um bom campo, no caso o seu website. Este deve ser desenvolvido para facilitar o andamento do jogo, permitindo a você maior controle sobre as ações do seu time. Ter um bom site é como ter o mando de campo.

Como muito bem definiu o técnico de futebol Tite, resultado é conseqüência de performance.
A seguir estão oito recomendações para ajudar você definir o padrão de jogo e garantir a melhor performance para o seu time. São baseadas nos 8Ps do marketing digital, um método criado para auxiliar as empresas a desenvolver o planejamento de marketing digital, desde a definição do público-alvo até o monitoramento, formando um ciclo de aprimoramento e evolução contínua. Todos os detalhes sobre como montar um time vencedor estão no livro “Os 8Ps do Marketing Digital”, do “craque” professor Conrado Adolpho (www.conrado.com.br).

1. Pesquisa: Defina o seu público-alvo, o perfil do consumidor/cliente a quem será direcionado o trabalho de comunicação, relacionamento, publicidade e venda.

2. Planejamento: Formalize tudo. Planejamento, ações, formas de execução, monitoramento e estrutura da equipe responsável em um documento detalhado, que servirá para direcionar o trabalho tanto em relação ao plano geral como para cada um dos responsáveis pela execução. Assim todos terão uma visão mais clara sobre seu papel e responsabilidades no processo.

3. Produção: Transforme seu website em uma ferramenta de negócios e não simplesmente em um cartão de visitas. Para isso é necessário desenvolver uma “arquitetura” que facilite o seu potencial cliente a encontrar as informações que procura, ao mesmo tempo em que o direciona a agir: entrar em contato diretamente, assinar uma newsletter, preencher um formulário, comprar. (para sites consulte aqui: http://www.webstudiocomunicacao.com.br)

4. Publicação: Crie conteúdo (textos, imagens, vídeos, etc.) de relevância para o seu público-alvo no site. Esta é a chave para atrair o interesse não só pelo seu site mas também pelo que sua empresa tem a oferecer.

5. Promoção: O sitra está fácil de navegar, com conteúdo relevante? Agora falta divulgar tudo isso para seus clientes em potencial. Há várias formas de promover sua empresa na internet, mas tenha como ponto de partida transformá-lo em referência sobre seu ramo de negócio nas pesquisas do Google. (consulte aqui: http://www.webstudiocomunicacao.com.br)

6. Propagação: Uma forte característica da internet é o seu poder de rápida disseminação, principalmente por causa da influência das redes sociais. Use isso a seu favor, desenvolvendo campanhas com alto poder de “viralização”.

7. Personalização: Cada cliente ou consumidor em potencial que se cadastra em seu site deixando seu e-mail ou outras formas de contato vale ouro, pois significa que ele consentiu em manter contato com sua empresa. Aproveite esta oportunidade para manter o relacionamento, segmentando os diferentes perfis por grupos de interesses, enviando conteúdo de relevância de acordo com as necessidades de cada um.

8. Precisão: A internet dispõe de diversas ferramentas para monitoramento dos resultados de marketing digital. O Google Analytics, por exemplo, permite várias formas de analisar as visitas ao seu site, inclusive com o ROI (retorno sobre investimentos). Faça uso desses recursos, estabelecendo os indicadores que lhe permitam acompanhar as características de desempenho mais importantes. (para Google Analytics consulte aqui: http://www.webstudiocomunicacao.com.br)

Fonte: Ecommerce News

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