Uma das principais questões em termos de marketing digital é o custo
exato de cada campanha e o quanto ela contribui para a formação da
receita de um site. Afinal de contas, o ROI - Return
of Investment – é a estrela de toda campanha de marketing online. Por
isso mesmo, muita gente se questiona sobre a validade de campanha que
tenha como objetivo o aumento da base de Fãs no Facebook, alegando que
seria difícil calcular o retorno delas. A bem da verdade, essa é uma
preocupação que pode ser resolvida através de uma equação simples e um
monitoramento bem estruturado das conversões, principalmente em
operações de e-commerce.
Em primeiro lugar, devemos determinar o
custo de aquisição de cada Fã o que chamaremos de CAF. Em uma campanha
que tenha como objetivo a expansão da base de fãs de uma página esse
custo é expresso pela divisão do custo da campanha pelo incremento na
base de Fãs. Podemos assim determinar o quanto necessita ser gasto para
conseguir um fã a mais em nossa base. Em nosso curso sobre Facebook
discutimos bastante esse aspecto da campanha justamente porque
precisamos saber qual o resultado exato de cada ação. Podemos dizer que
esta é uma das principais métricas do Facebook Marketing.
O
problema é que determinas qual é o custo de aquisição de um fã é apenas
parte do processo. Com o auxílio de métricas do Google Analytics,
podemos elaborar derivações de fluxo de caixa bem mais sofisticadas e
assim projetar com mais precisão qual seria a contribuição de uma
campanha de aquisição de fãs na receita de um negócio online. Qual a receita que um Fã no Facebook pode gerar?
Essa
é a segunda pergunta que mais se ouve. A segunda fase dessa mensuração é
determinar qual o potencial de conversão de cada fã, o que pode ser
feito facilmente através dos dados fornecidos pelo Google Analytics.
Quando você configura de forma adequada o rastreamento de vendas no
Google Analytics é possível saber através de filtros e segmentação, qual
o ticket médio de cada venda oriunda de ações no Facebook,
principalmente se elas estiverem bem tagueadas através de UTMs. Uma
outra forma de calcular o valor em potencial de cada fã conquistado é
aplicar o Valor de Cada Visita ao tráfego gerado pelo Facebook.
O
importante quando a empresa assume uma posição agressiva nas mídias
sociais é segmentar ao máximo a análise de tráfego para poder
identificar de maneira exata a conversão vinda de cada mídia.
Em
termos de estratégia para Facebook Ads, por exemplo, o formato que
melhor se adequaria a uma campanha que tenha como objetivo a expansão da
base de fãs seria o de História Patrocinada com Histórico de opção
“Curtir” de publicações de página. Nossa experiência com Facebook Ads
tem mostrado que esse tipo de campanha possui um potencial muito mais
favorável à aquisição de fãs uma vez que expõem muito mais a marca. O
fato do anúncio vir associado às pessoas do circulo de amizades do
usuário que já Curtiram a marca, induz a uma conversão – no caso,
expansão da base de fãs – bem maior, e consequentemente uma queda no
Custo de Aquisição de Fãs.
Como vimos, calcular o Custo de
Aquisição de Fãs não é tão complicado assim, já calcular o retorno que
este fã pode gerar exige um pouco mais de sofisticação nos registros de
um site. Portanto, dê mais atenção ao seu Google Analytics, pois esse é o
verdadeiro lustre da bola de cristal.Fonte: e-commerce News
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