terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Cresce a taxa de abertura de e-mails

Cresce a taxa de abertura de e-mails

Cresce a taxa de abertura de e-mailsO índice de mensagens de e-mail marketing que são efetivamente abertas pelos usuários  aumentou dois pontos percentuais no Brasil nos últimos dois anos. A constatação é de um estudo da Econsultancy, principal consultoria global no levantamento de dados e aconselhamento em marketing digital e comércio eletrônico. O levantamento afirma que a chamada taxa de abertura saltou de 19,5% em 2010 para 21,5% em 2012.

Essa medida é o resultado do total de destinatários que abriram de fato a mensagem dividido pelo número total de e-mails que foram entregues, excluindo os erros. “Basicamente, uma taxa de 20% de e-mails abertos significa que, de cada 100 e-mails entregues, vinte foram visualizados”, explica Victor Popper, CEO da All In.

É possível entender que o aumento das aberturas tem relação direta com a individualização das mensagens eletrônicas já que as empresas estão começando a compreender a  importância de segmentar as campanhas de acordo com o interesse real do público-alvo.

Além de melhorar o volume de mensagens abertas, a All In tem constatado no dia-a-dia que as listas feitas com maior preocupação com o relacionamento das empresas com seus clientes estão conseguindo ultrapassar as projeções iniciais de conversão em vendas. “Listas não segmentadas acabam gerando efeito contrário e ao invés de engajar, prejudicam a reputação das empresas perante os provedores de e-mail, porque mesmo que o usuário abra uma campanha, se ele não encontrar nada que lhe interesse, ele não vai interagir e os provedores observam esse comportamento”, diz Popper.
Nesse sentido, os estudos da Econsultancy mostram que a taxa de cliques nos e-mails, saltou de 6,6% para 7,7% entre 2010 e 2012. 

Fórmula do sucesso

O caminho de uma campanha de e-mail marketing bem sucedida pode ser definido pela seguinte fórmula: taxa de abertura mais taxa de clique é igual à conversão.

 

Para alcançar uma boa taxa de abertura, o subject é um dos itens mais importantes. Se logo de cara você conseguir chamar a atenção do usuário, ele irá abrir sua campanha. Por isso, criatividade, ir direto ao ponto e clareza no assunto da mensagem garantem maior audiência ao seu e-mail marketing.

 

A taxa de conversão indicará o percentual real de pessoas que passaram por todas as etapas da campanha e finalizaram o processo com uma compra efetiva. Popper revela que a taxa de conversão elevada ocorre quando se entende que grande parte das vendas por e-mail marketing é realizada por impulso. Já para conseguir uma taxa de cliques representativa, é essencial que se leve em consideração uma base opt-in e segmentada, assim você poderá oferecer conteúdos direcionados a quem realmente está interessado. 

 

“Incluir conteúdos que agucem a curiosidade do usuário a ponto dele querer saber mais a respeito dos produtos, é uma das chaves de sucesso. Fazer com que o usuário navegue pelo site, oferecendo vantagens para que finalize a compra é outra. Todos estes fatores, e os números têm mostrado isso, fazem do e-mail marketing uma das ferramentas mais poderosas no comércio eletrônico em nosso tempo”, finaliza.


Fonte: All In Mail

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