Cresce a taxa de abertura de e-mails
O índice de mensagens de e-mail marketing
que são efetivamente abertas pelos usuários aumentou dois pontos
percentuais no Brasil nos últimos dois anos. A constatação é de um
estudo da Econsultancy, principal consultoria global no levantamento de
dados e aconselhamento em marketing digital e comércio eletrônico. O levantamento afirma que a chamada taxa de abertura saltou de 19,5% em 2010 para 21,5% em 2012.
Essa medida é o resultado do total de destinatários que abriram de fato a mensagem dividido pelo número total de e-mails que foram entregues, excluindo os erros. “Basicamente, uma taxa de 20% de e-mails abertos significa que, de cada 100 e-mails entregues, vinte foram visualizados”, explica Victor Popper, CEO da All In.
É possível entender que o aumento das aberturas tem
relação direta com a individualização das mensagens eletrônicas já que
as empresas estão começando a compreender a importância de segmentar as
campanhas de acordo com o interesse real do público-alvo.
Além de melhorar o volume de mensagens abertas, a All In
tem constatado no dia-a-dia que as listas feitas com maior preocupação
com o relacionamento das empresas com seus clientes estão conseguindo
ultrapassar as projeções iniciais de conversão em vendas. “Listas não
segmentadas acabam gerando efeito contrário e ao invés de engajar,
prejudicam a reputação das empresas perante os provedores de e-mail,
porque mesmo que o usuário abra uma campanha, se ele não encontrar nada
que lhe interesse, ele não vai interagir e os provedores observam esse
comportamento”, diz Popper.
Nesse sentido, os estudos da Econsultancy mostram que a taxa de cliques nos e-mails, saltou de 6,6% para 7,7% entre 2010 e 2012.
Fórmula do sucesso
O caminho de uma campanha de e-mail marketing bem sucedida pode ser definido pela seguinte fórmula: taxa de abertura mais taxa de clique é igual à conversão.
Para alcançar uma boa taxa de abertura, o subject é um dos itens mais importantes. Se logo de cara você conseguir chamar a atenção do usuário, ele irá abrir sua campanha. Por isso, criatividade, ir direto ao ponto e clareza no assunto da mensagem garantem maior audiência ao seu e-mail marketing.
A taxa de conversão indicará o percentual real de pessoas que passaram por todas as etapas da campanha e finalizaram o processo com uma compra efetiva. Popper revela que a taxa de conversão elevada ocorre quando se entende que grande parte das vendas por e-mail marketing é realizada por impulso. Já para conseguir uma taxa de cliques representativa, é essencial que se leve em consideração uma base opt-in e segmentada, assim você poderá oferecer conteúdos direcionados a quem realmente está interessado.
“Incluir conteúdos que agucem a curiosidade do usuário a ponto dele
querer saber mais a respeito dos produtos, é uma das chaves de sucesso.
Fazer com que o usuário navegue pelo site, oferecendo vantagens para que
finalize a compra é outra. Todos estes fatores, e os números têm
mostrado isso, fazem do e-mail marketing uma das ferramentas mais
poderosas no comércio eletrônico em nosso tempo”, finaliza.
Fonte: All In Mail
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