A resposta para o título desse artigo,
na teoria, seria muito fácil: “basta anunciar que as pessoas chegarão ao
meu site”. Mas será que é só isso mesmo? A fórmula é realmente tão
simples?
Na verdade, nem tanto. Primeiramente,
para fazer uma boa campanha na internet é preciso investimento, e bem ao
contrário do que a maioria pensa, anunciar na web não é barato. Mas,
fazendo bem feito, a loja virtual com certeza terá um excelente retorno
em vendas.
No entanto, é preciso ter em mente que aumentar vendas, não significa crescer, apenas, 10% de um mês para o outro, mas também deixar o cliente fiel. Em época de Redes Sociais, reputação é fundamental, pois além do consumidor comprar sempre ainda indica a amigos.
São 5 os pilares para
alcançar a evolução da loja como um todo: bons produtos,
encontrabilidade dos produtos, atendimento, marketing digital e
logística. Cada um deles tem a sua importância para a evolução da loja,
seja ela uma mega loja multiprodutos ou uma pequena loja de uma pessoa
que vende camisetas handmade pela Internet.
Bons Produtos
A loja deve vender qualidade. Entender o
que o mercado deseja comprar e oferecer esses produtos de forma clara,
simples, objetiva e, se possível, com o melhor preço; digo se possível
pois frete ou empresas com produtos tabelados às vezes dificultam essa
ação.
Encontrabilidade de produtos
Se a loja tem bons produtos, é preciso
que o usuário os encontre. De nada adianta levar o usuário ao site se
ele não acha nada! Da mesma forma, jamais um cliente em potencial deve
ser levado ao produto errado: se ele digitou “câmera digital 12
megapixels” no Google, ele não pode ir para a sua loja e cair na seção
de notebooks! Você pode até oferecer outro produto, mas desde que ele
seja relacionado à busca inicial e sempre depois que ele encontrar o
produto que realmente quer.
Atendimento
É fundamental na pré e na pós venda.
Muitas vezes as dúvidas do consumidor sobre determinado produto não são
resolvidas apenas pelo texto, foto e vídeo disponíveis no site. Tenha
uma equipe pronta para atender ao usuário e que seja especializada em
fechar a venda!
Logística
Ponto mais que fundamental para garantir
a confiança do consumidor. Entregas que acontecem fora do prazo fazem
com que o cliente não volte à loja (e não compre mais com você), não a
indique aos outros e ainda fale mal em sua rede de amigos! Não pensar
com carinho na logística é uma excelente
forma de perder não apenas um, mas vários potenciais consumidores.
forma de perder não apenas um, mas vários potenciais consumidores.
Marketing digital
É basicamente anunciar a loja, como
disse no começo do artigo, mas como você já sabe, não é a única solução
para que a loja venda mais. Há diversas formas de utilizar os conceitos
do marketing digital. Banners na home de portais é um deles, muito usado
pelos grandes players. Altos investimentos, grandes riscos. É preciso
pensar além do básico. As pessoas não se empolgam mais pelo “mais do
mesmo”. Nesse momento vem o conceito que defendo de presença digital.
É preciso estar bem posicionado no
Google, ter ações de Links Patrocinados.Usar bem o docial commerce,
estar presente em blogs, de preferência em posts espontâneos, e que
falem bem da marca, além de ações mobile (não apenas em publicidade, mas
levando a sua loja para o mobile).
Fazer “mais do mesmo” não vai ajudar a
sua loja a vender mais. É preciso empolgar o cliente, deixá-lo curioso e
fazer com que ele sinta vontadede ir até a loja. E, uma vez lá,
oferecer a ele um ambiente em confortável e seguro, com os produtos e
meios de pagamento que ele quer. Assim, cria-se um cliente de
fidelização e que ainda seja divulgado para outros!
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Fonte: imasters
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