quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pilares para aumentar as vendas no e-commerce

balanco-comercial

A resposta para o título desse artigo, na teoria, seria muito fácil: “basta anunciar que as pessoas chegarão ao meu site”. Mas será que é só isso mesmo? A fórmula é realmente tão simples?

Na verdade, nem tanto. Primeiramente, para fazer uma boa campanha na internet é preciso investimento, e bem ao contrário do que a maioria pensa, anunciar na web não é barato. Mas, fazendo bem feito, a loja virtual com certeza terá um excelente retorno em vendas.

No entanto, é preciso ter em mente que aumentar vendas, não significa crescer, apenas, 10% de um mês para o outro, mas também deixar o cliente fiel. Em época de Redes Sociais, reputação é fundamental, pois além do consumidor comprar sempre ainda indica a amigos.

São 5 os pilares para alcançar a evolução da loja como um todo: bons produtos, encontrabilidade dos produtos, atendimento, marketing digital e logística. Cada um deles tem a sua importância para a evolução da loja, seja ela uma mega loja multiprodutos ou uma pequena loja de uma pessoa que vende camisetas handmade pela Internet. 

Bons Produtos
A loja deve vender qualidade. Entender o que o mercado deseja comprar e oferecer esses produtos de forma clara, simples, objetiva e, se possível, com o melhor preço; digo se possível pois frete ou empresas com produtos tabelados às vezes dificultam essa ação.

Encontrabilidade de produtos
Se a loja tem bons produtos, é preciso que o usuário os encontre. De nada adianta levar o usuário ao site se ele não acha nada! Da mesma forma, jamais um cliente em potencial deve ser levado ao produto errado: se ele digitou “câmera digital 12 megapixels” no Google, ele não pode ir para a sua loja e cair na seção de notebooks! Você pode até oferecer outro produto, mas desde que ele seja relacionado à busca inicial e sempre depois que ele encontrar o produto que realmente quer.

Atendimento
É fundamental na pré e na pós venda. Muitas vezes as dúvidas do consumidor sobre determinado produto não são resolvidas apenas pelo texto, foto e vídeo disponíveis no site. Tenha uma equipe pronta para atender ao usuário e que seja especializada em fechar a venda!

Logística
Ponto mais que fundamental para garantir a confiança do consumidor. Entregas que acontecem fora do prazo fazem com que o cliente não volte à loja (e não compre mais com você), não a indique aos outros e ainda fale mal em sua rede de amigos! Não pensar com carinho na logística é uma excelente
forma de perder não apenas um, mas vários potenciais consumidores.

Marketing digital
É basicamente anunciar a loja, como disse no começo do artigo, mas como você já sabe, não é a única solução para que a loja venda mais. Há diversas formas de utilizar os conceitos do marketing digital. Banners na home de portais é um deles, muito usado pelos grandes players. Altos investimentos, grandes riscos. É preciso pensar além do básico. As pessoas não se empolgam mais pelo “mais do mesmo”. Nesse momento vem o conceito que defendo de presença digital.

É preciso estar bem posicionado no Google, ter ações de Links Patrocinados.Usar bem o docial commerce, estar presente em blogs, de preferência em posts espontâneos, e que falem bem da marca, além de ações mobile (não apenas em publicidade, mas levando a sua loja para o mobile).

Fazer “mais do mesmo” não vai ajudar a sua loja a vender mais. É preciso empolgar o cliente, deixá-lo curioso e fazer com que ele sinta vontadede ir até a loja. E, uma vez lá, oferecer a ele um ambiente em confortável e seguro, com os produtos e meios de pagamento que ele quer. Assim, cria-se um cliente de fidelização e que ainda seja divulgado para outros!


Fonte: imasters

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