Apesar de a TV digital ter sido inaugurada oficialmente no Brasil em
2007, a realidade das transmissões televisivas é outra. Aqueles que
ainda dependem de antenas para assistir a programação da TV aberta
sofrem com interferências típicas como problemas de imagem e de som.
Teoricamente, com a chegada da nova tecnologia, as imagens terão
qualidade 6 vezes superior do que as atuais e o áudio será o 5.1, igual
ao de alguns DVDs. O sinal digital, no entanto, está disponível apenas
em algumas cidades e a dificuldade para sintonizar é grande. Por outro
lado, existe uma evolução cada vez mais visível impulsionada pela TV por
assinatura. Hoje, existem receptores que transmitem YouTube e outras
plataformas de clipes e filmes online.
Mas a TV digital também vai ocasionar outras mudanças. A
interatividade é o recurso mais revolucionário que a tecnologia da
transmissão digital pode trazer em termos de TV, já que tal
interatividade pode ser vista de maneira parecida na internet. A
tecnologia que permitirá esta inovação, no entanto, ainda está em
estudo. Algumas fabricantes de aparelhos de TV já expuseram em feiras
pelo mundo sistemas que realmente permitem um grau de interação
satisfatório com o equipamento, mas tudo ainda está em fase
experimental.
O e-commerce pode ser um dos setores beneficiados com esta provável
interação. São muitas as possibilidades de uso desta ferramenta. Imagine
que numa reportagem sobre um grande personagem da literatura, o
jornalista cite nomes de famosos escritores e simultaneamente aparece no
canto da tela um ícone com a seguinte mensagem: compre agora as obras
mais famosas de “fulano de tal”. Este é um recurso que mais cedo ou mais
tarde a tecnologia da TV digital vai permitir. A concretização desta
ideia, no entanto, envolve outros fatores como linha editorial da
emissora e questões financeiras.
Um bom exemplo da relação entre TV digital e e-commerce é a parceria
firmada entre o Kuantokusta e a Portugal Telecom. O acordo entre prevê a
exibição de ofertas contidas no comparador de preços para os assinantes
da maior empresa de TV por assinatura do país. A aplicação deste
recurso está em fase de testes.
O fato é que com esta nova plataforma disponível as empresas de
e-commerce aumentarão consideravelmente suas chances de ganho e as
possibilidade de explorar novas formas de linguagem de vendas e de fazer
negócio. Afinal, como fazer a dona de casa comprar o vestido que a moça
da novela está usando? Qual apelo deve ser dado? Como isso será feito?
As possíveis respostas, por enquanto, são apenas divagações. Embora a
tecnologia que permita a interação ainda não seja uma realidade, é
melhor começar a imaginar como será o futuro e como ser parte ativa das
transformações que o mercado enfrentará.
Fonte: Ecomerce News
Nenhum comentário:
Postar um comentário