No mesmo ritmo em que as tecnologias do mundo virtual estão em
constante evolução, o design também sempre evolui para se adequar a
todas essas novidades. Navegação intuitiva, usabilidade e inovação são
as palavras chaves do momento. Tudo gira ao redor desses conceitos,
sempre com o objetivo de atender aos usuários cada vez mais exigentes do
mercado. Selecionamos algumas tendências de design que tem tudo para
fazer o seu comércio eletrônico ser um sucesso neste ano. Confira!
Uma grande tendência de design para o E-commerce atualmente é a
objetividade e a navegação intuitiva. A usabilidade vem se tornando cada
vez mais importante e essencial para o sucesso do comércio eletrônico.
Devido a isso, lojas “cleans” estão em alta, pois ajudam o cliente a
encontrar facilmente o que deseja. O objetivo da criação de lojas limpas
e minimalistas é o foco nos elementos principais e nas ações mais
importantes para a navegação, sem deixar de pensar nos elementos
necessários para a criação da identidade visual da loja. Hoje em dia, o
“clean” está diretamente ligado com tecnologia, sofisticação e inovação,
qualidades que são muito valorizadas pelo consumidor atual.
Mas o desafio não é tão simples como parece: uma loja clean não tem
nada a ver com uma loja vazia ou básica. É preciso ter cuidado para que a
loja seja simples ao navegar e ao mesmo tempo autêntica, mantendo a
identidade da sua marca.
Com a evolução da tipografia para websites (graças ao Google Web
Fonts), temos diversas opções de fontes disponíveis que podem ser
utilizadas nas lojas virtuais e que funcionam em todos os computadores,
sem precisarmos recorrer às imagens. Esse progresso permite que a
tipografia ganhe muito mais importância, e a previsão é que ela ganhará
força e se tornará parte integrante no projeto dos websites. Assim como
no design impresso, as belas fontes também serão utilizadas nas mídias
digitais, acabando com as limitações que tínhamos até pouco tempo atrás.
O uso de fotografias grandes em um projeto web, seja como plano de
fundo ou parte do conteúdo, ajuda a transmitir as emoções que a marca
deseja passar ao seu público através do layout. Porém, ao utilizar essa
tendência na loja virtual, é preciso ficar atento com relação ao peso
das imagens, para que o seu carregamento não fique lento.
Outra grande tendência são os FullBanners na página principal. Quando
bem planejados (utilizando boas fotografias e tipografia agradável), os
banners transmitem a identidade da marca, passando todos os conceitos e
valores aos usuários que a visualizam, permanecendo em suas mentes. Uma
loja que demonstra possuir cuidado e criatividade na seleção das suas
imagens transmite credibilidade ao consumidor, ajudando muito na
conversão em vendas.
4. Topo flutuante
O Topo Flutuante (muito utilizado nas redes sociais) permanece no
topo da loja mesmo quando o usuário rola para baixo da página, sendo
acessível em qualquer lugar do site, sem precisar se deslocar. Isso
permite que os elementos principais para a navegação na loja virtual
(como a ferramenta de busca e o mini-carrinho) sejam sempre
visualizados, facilitando o encontro do cliente com o que está
procurando.
Outra tendência no E-commerce que surgiu a partir das redes sociais é
a rolagem infinita, também conhecida como Scroll Infinito. A estratégia
de fazer o usuário navegar sem precisar selecionar a página seguinte
cai como uma luva nas estratégias do comércio eletrônico, pois permite
que aquele cliente que antes não passava das primeiras páginas da loja
visualize um número muito maior de produtos, aumentando a chance deste
usuário finalizar uma compra em sua loja.
Confira as novas ferramentas e tendências que a Web Studio está oferencendo este mês:
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