quinta-feira, 28 de março de 2013

5 Tendências de Design para o E-commerce em 2013

web-design

No mesmo ritmo em que as tecnologias do mundo virtual estão em constante evolução, o design também sempre evolui para se adequar a todas essas novidades. Navegação intuitiva, usabilidade e inovação são as palavras chaves do momento. Tudo gira ao redor desses conceitos, sempre com o objetivo de atender aos usuários cada vez mais exigentes do mercado. Selecionamos algumas tendências de design que tem tudo para fazer o seu comércio eletrônico ser um sucesso neste ano. Confira!

Uma grande tendência de design para o E-commerce atualmente é a objetividade e a navegação intuitiva. A usabilidade vem se tornando cada vez mais importante e essencial para o sucesso do comércio eletrônico. Devido a isso, lojas “cleans” estão em alta, pois ajudam o cliente a encontrar facilmente o que deseja. O objetivo da criação de lojas limpas e minimalistas é o foco nos elementos principais e nas ações mais importantes para a navegação, sem deixar de pensar nos elementos necessários para a criação da identidade visual da loja. Hoje em dia, o “clean” está diretamente ligado com tecnologia, sofisticação e inovação, qualidades que são muito valorizadas pelo consumidor atual.

Mas o desafio não é tão simples como parece: uma loja clean não tem nada a ver com uma loja vazia ou básica. É preciso ter cuidado para que a loja seja simples ao navegar e ao mesmo tempo autêntica, mantendo a identidade da sua marca. 
2. Tipografia
Com a evolução da tipografia para websites (graças ao Google Web Fonts), temos diversas opções de fontes disponíveis que podem ser utilizadas nas lojas virtuais e que funcionam em todos os computadores, sem precisarmos recorrer às imagens. Esse progresso permite que a tipografia ganhe muito mais importância, e a previsão é que ela ganhará força e se tornará parte integrante no projeto dos websites. Assim como no design impresso, as belas fontes também serão utilizadas nas mídias digitais, acabando com as limitações que tínhamos até pouco tempo atrás.

O uso de fotografias grandes em um projeto web, seja como plano de fundo ou parte do conteúdo, ajuda a transmitir as emoções que a marca deseja passar ao seu público através do layout. Porém, ao utilizar essa tendência na loja virtual, é preciso ficar atento com relação ao peso das imagens, para que o seu carregamento não fique lento.

Outra grande tendência são os FullBanners na página principal. Quando bem planejados (utilizando boas fotografias e tipografia agradável), os banners transmitem a identidade da marca, passando todos os conceitos e valores aos usuários que a visualizam, permanecendo em suas mentes. Uma loja que demonstra possuir cuidado e criatividade na seleção das suas imagens transmite credibilidade ao consumidor, ajudando muito na conversão em vendas.

4. Topo flutuante
O Topo Flutuante (muito utilizado nas redes sociais) permanece no topo da loja mesmo quando o usuário rola para baixo da página, sendo acessível em qualquer lugar do site, sem precisar se deslocar. Isso permite que os elementos principais para a navegação na loja virtual (como a ferramenta de busca e o mini-carrinho) sejam sempre visualizados, facilitando o encontro do cliente com o que está procurando.

Outra tendência no E-commerce que surgiu a partir das redes sociais é a rolagem infinita, também conhecida como Scroll Infinito. A estratégia de fazer o usuário navegar sem precisar selecionar a página seguinte cai como uma luva nas estratégias do comércio eletrônico, pois permite que aquele cliente que antes não passava das primeiras páginas da loja visualize um número muito maior de produtos, aumentando a chance deste usuário finalizar uma compra em sua loja.

A todo o momento a Web Studio atualiza sua plataforma de Loja virtual com novas tendências. 
Confira as novas ferramentas e tendências que a Web Studio está oferencendo este mês:
CLIQUE AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário