Os motivos que levam os consumidores comprarem em uma loja virtual é
uma questão importante. Porém, é mais relevante estudar porque os
consumidores não finalizam uma compra, e
quais são os fatores que fazem com que desistam dela. Abaixo
apresentamos alguns motivos frequentes que levam a desistência de
compras on-line.
Os Clientes não encontram o produto ideal: Na
maioria dos casos o cliente nem sequer chegou ao produto, ou não
encontrou nenhuma oferta que o convenceu. Um site de comércio eletrônico
deve ser como um bom vendedor e ajudar o cliente a encontrar o produto
que deseja. Esta tarefa é muitas vezes ignorada pelo fato da dificuldade
em agradar os diferentes tipos de consumidores. Mas já existem diversas
ferramentas e métodos para ajudá-los em suas escolhas. Integrar tais
ferramentas em sua loja virtual provavelmente melhorará o seu desempenho
em vendas.
Sua oferta não é convincente o suficiente: Se o
cliente chega ao produto desejado poderá rever a sua oferta: o que quer
comprar e por quanto. No melhor cenário, é exatamente aquilo que querem e
para eles o produto é mais importante do que quanto irá pagar para
tê-lo imediatamente, mas infelizmente isto não ocorre na maioria dos
casos. Muitas vezes o cliente pensa que o seu preço é caro e irá
pesquisar mais. Felizmente, já existem muitos métodos para aumentar a
efetividade de sua oferta, e quanto mais deles você utilizar, mais
convincente ela será.
Os consumidores não acreditam em alguns detalhes da
oferta: Este é um inimigo sorrateiro, uma vez que pode impedir a compra
de um produto sem que o cliente saiba exatamente porque o fez. Se o
cliente não confia em algo, não conclui sua compra. Se algumas partes da
ofertas não são claras ou os consumidores não conseguem ver exatamente o
que, quando, por quanto e como podem comprar, será mais difícil
convencê-los a efetuar a compra.
O processo de compra é difícil e sem lógica: De acordo com as
estatísticas, pelo menos metade das compras não ocorre por conta de um
processo de pagamento ilógico e difícil. Uma loja virtual só será boa se
o consumidor poder usá-la instintivamente e ela se adaptar a lógica do
cliente, e não ao contrário. Será muito difícil efetuar a venda se
houver uma necessidade de obter instruções de como finalizar este
processo.
Não conseguir escolher entre os seus diversos produtos: Este é um
problema para as empresas que oferecem muitos produtos: se o cliente se
depara com muitas ofertas similares que pareçam igualmente boas para
eles, e não recebem nenhuma orientação útil para que tome a sua decisão,
ele não irá comprar e adiará sua decisão, podendo lavá-los a procurar
outra empresa que ofereça-lhes assistência, resultando em perda de
venda.
Não encontrar um método apropriado de pagamento: para este problema,
não há solução geral, e esta decisão deve ser tomada com base nas
preferências de seus clientes. Portanto, a melhor resposta reside em uma
boa análise interna.
Há menos de uma década, os vendedores de e-commerce podiam se sair
bem apenas assegurando a venda de seu produto sem dar assistência ao
cliente. No entanto, com a intensificação da concorrência, não é mais
possível ignorar estes detalhes caso se espere obter um desempenho
superior de seu site.
Fonte: Ecomerce News
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