O analista de mídias sociais é uma das profissões de maior crescimento no mercado do marketing digital, mas afinal de contas, o que faz esse profissional e quais são suas capacitações?
Algumas profissões exigem que você tenha um treinamento específico
para a sua prática. Muitas dessas profissões são muito claras quanto à
pratica de seus profissionais. Todos sabemos o que faz um médico, um
químico, um advogado ou um piloto de avião. A área de tecnologia já
criou e enterrou muitas profissões. Em informática, por exemplo,
existiam perfuradores de cartões, pessoas que digitavam programas ou
dados em máquinas especiais que geravam cartões com perfurações que eram
lidos pelos antigos computadores.
A microinformática iniciou uma aglutinação dessas profissões. O
próprio programador digitava e operava seu computador. A facilidade de
acesso ao equipamento fez com que muitos programadores passasem a
desenhar seus sistemas. Cada vez mais requisitos eram necessários para
se trabalhar na área de sistemas. O trabalho com as mídias sociais
pode gerar a falsa ideia de que é uma transição das mídias
convencionais para a internet, isso do ponto de vista de marketing e
comunicação.
Embora exista essa movimentação, os profissionais que estão trabalhando com as mídias sociais precisam ter muito mais conhecimento do que simplesmente estar nas redes sociais. As mídias sociais, por sua vez, trazem para o mercado um novo profissional cujos conhecimentos são advindos de prática, experimentação, e da somatória de conhecimentos advindos de outras áreas. E um profissional de mídias sociais acima de tudo é multimídia, não basta apenas tuitar!
O que faz um analista de mídias sociais
Hoje vemos muitas pessoas se intitulando analistas de redes sociais ou analista de mídias sociais,
mas afinal o que eles fazem? De onde eles vêm? Quais são suas
atribuições? Qual é a formação de um analista de mídias sociais, o que
os gabarita ao título que proclamam?
O Analista de Redes Sociais ou Analista de Mídias Sociais
tem a formação superior em Jornalismo, Publicidade ou Relações
Públicas. É necessário conhecimento em: Jornalismo/Blog (boa escrita e
clareza de comunicação); conectado com o mundo das redes sociais, saber
usar aplicativos do Facebook. Tem que ser antenado com as notícias gerais para poder captar oportunidades para disseminar conteúdo. Elaborar textos para as redes sociais, disseminar o conteúdo em comunidades e blogs
relevantes, interagir com participantes nos diferentes pontos de
contato, manter contato com os principais multiplicadores em redes
sociais (líderes em comunidades e blogueiros), identificar conteúdo
gerado por outras pessoas que possam ser utilizados para disseminar em
seus pontos de contatos, acompanhar a presença nas redes sociais
(quantitativa e qualitativa), identificar crescimento da presença
on-line, gerar relatórios de desempenho de campanha e garantir o fluxo
de informações entre agência, cliente e redes sociais.
Analisando os requerimentos e atribuições dos profissionais de mídias sociais
podemos detectar algumas características que podem ser a espinha dorsal
desse profissional. Ter domínio do inglês, redes sociais e ter um nível
superior são requisitos essenciais. O profissional de mídias sociais
tem que ser generalista, mas também especialista. Terá que analisar as
conversas, tabular as informações e fazer a interpretação correta das
conversações para transformá-las em ações reativas ou proativas. Os
melhores profissionais serão aqueles que somam habilidades de relações
públicas, analista de mercado e que têm uma visão de marketing.
Visite também e conheça nosso Site: http://www.webstudiocomunicacao.com.br/
Fonte: Blog do ecommerce
Nenhum comentário:
Postar um comentário