O campo de busca no seu e-commerce não deve ser um mero detalhe
colocado na home, por que o designer achou legal ou por que o arquiteto
de informação estudou e viu que essa é uma boa prática. Muito menos por
que “todo mundo tem e eu também tenho que ter”. Ele deve ser um campo de
entendimento de comportamento do consumidor, altamente rentável para as empresas. Sabendo usar, ele pode elevar as vendas e experiência do
consumidor em números bem expressíveis.
Segundo pesquisas da SLI Systems, 34% das pessoas que acessam a loja online usam a busca e dessas, 43% que não encontram o produto, não
procuram mais, o que significa abandono do site. Quando estamos
estudando cada vez mais que está fácil trazer o consumidor para dentro
do site com Buscapé, Google, Email marketing, mídia online, Facebook,
FacebookAds, está também mais difícil elevar a taxa de conversão, que
ainda está na casa dos 2% no geral. O desafio dos grandes e-commerces
está em elevar essa taxa, afinal, elevando a taxa de 2 para 4%
representa o dobro do faturamento. Imagina o que isso representa para
uma Nova.com que lucra bilhões por ano com seus sites Ponto Frio, Extra e
Casas Bahia.
Além de melhorar a encontrabilidade dos produtos no site, o campo de
busca deve ser usado, e muito, para estratégias de Links Patrocinados. É
fato que as campanhas devem seguir os conceitos de presença digital, onde as marcas devem estar
presentes onde as pessoas estão propensas a busca-la, por isso, quando
montamos uma campanha tudo está ligado.
Analisar como as pessoas buscam os produtos no site é ter insights de
como podemos usar essas palavras no Google, seja na já mencionada ação
de Links Patrocinados, onde se deve usar a forma com a qual o consumidor
busca determinado produto para melhorar e otimizar os anúncios como
também, saber o que mais vende e trabalhar com esse foco para as buscas
naturais e claro, ações de e-mail marketing e comparadores de preços.
Mais uma vez, olhem como as ações são amarradas dentro do conceito
presença digital.
O campo de busca não pode ser esquecido jamais, pois devemos pensar
que por volta dos anos 2000, surgiu o Google, um grande agregador de
sites na web que apresenta ao usuário aquilo que ele pergunta. Se eu
pergunto “caneta azul” ele me mostra sites onde posso comprar, sites de
marcas de canetas, imagens feitas com canetas, vídeos no YouTube sobre
canetas, campanhas de mídia de marcas famosas, enfim, todo o universo da
palavra. E mais uma vez vemos o conceito de presença digital aqui.
Na busca do seu e-commerce, deve acontecer o mesmo, afinal, o Google
mudou o comportamento do consumidor, que se acostumou, e agora quer
respostas cada vez mais rápidas e assertivas.
Visite nosso Site: http://www.webstudiocomunicacao.com.br
Fonte: Ecommerce news
Nenhum comentário:
Postar um comentário