Considerada a segunda melhor data para o varejo depois do Natal, o
Dia das Mães traz grandes expectativas para o mercado. O momento, no
entanto, não é dos melhores, já que, em função da inflação, cuja
projeção passa dos 5%, as famílias veem seu poder de compra reduzido.
Além disso, houve uma redução de satisfação da renda atual em 1,2%, de
acordo com pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo
do Estado de São Paulo (Fecomercio-SP), que atribui ao cenário o
período de pagamento das contas de início de ano.
Diante desse panorama, a Intenção de Consumo das Famílias (ICF),
medido pela instituição, registra a nona queda em 12 meses. No
contraponto anual, a diminuição chega a 9,9%. Se por um lado o
consumidor está mais cauteloso, é precisamente nesse momento que é
fundamental investir em ações de marketing. Com forte apelo emocional, o
Dia das Mães pode trazer boas oportunidades de negócios para o varejo. É
hora, assim, de investir nas diversas ferramentas de comunicação que o
mercado apresenta.
Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Marketing Direto
(Abemd) aponta que o e-mail marketing é responsável por 10% dos negócios
fechados para 50% das empresas que utilizam essa ferramenta para
contato com o cliente. Em sua maioria, as empresas usam o canal para
promoções (36%), seguido de vendas (33%) e ações de relacionamento
(31%).
Essa ainda é uma das ferramentas mais vantajosas quando se analisa a
relação entre custo e benefício: o custo do e-mail marketing é bem menor
que o de uma mala direta, por exemplo, e o retorno também é mais
eficiente. Para 45% das empresas entrevistadas na pesquisa, o ROI
(retorno sobre investimento) é considerado vantajoso, um número
significativo quando se fala em ação de marketing.
No desenvolvimento do mailing, a segmentação é uma das atitudes mais
certeiras para atingir o seu público-alvo. Para isso, o primeiro e mais
importante passo é definir o objetivo da ação. O lançamento de uma linha
de roupas femininas pode interessar a um tipo específico de público,
mas quando isso acontece perto de uma data como o Dia das Mães, esse
público certamente será ampliado.
A segmentação do mailing pode ser feita de várias maneiras, mesmo que
você tenha poucas variantes, como nome e endereço de e-mail. Observe o
comportamento do internauta, entenda como ele responde às suas
mensagens, este é o primeiro passo. Lógico que contar com um mailing
mais rico vai facilitar muito o trabalho e aumentar o retorno sobre o
envio, mas não adianta ter um mailing completíssimo se você não tiver
clara a forma de segmentação.
Estabelecer os filtros corretos e as combinações para cada envio de
e-mail é a base para uma estratégia de marketing eficiente. Para isso, é
preciso dar um passo atrás e avaliar a sua base de dados. Eles estão
atualizados? Há quanto tempo os dados não passam por uma higienização?
Cuidado ao adquirir bases de e-mail no mercado. Informações dos
usuários, tais como: nome, endereço e telefones; são de suma importância
para entender melhor o perfil do seu público-alvo e garantir a
credibilidade dos contatos.
Em 2009, foi instituído o
Código de Autorregulamentação para a prática de Email Marketing (CAPEM),
com a finalidade de promover o bom uso da ferramenta, e o email
marketing recuperou o seu prestígio.
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Fonte: Ecommerce News
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