Ao iniciar o seu comércio online, seu layout estava de acordo com o
mercado em questão com as tendências da época, não é mesmo? Mas, como
todos sabem, o design está em constante evolução, e é preciso ficar
atento com os sinais para descobrir em qual momento é necessário
redesenhar o seu e-commerce. Separamos algumas dicas de como detectar a
hora de fazer uma mudança.
Evolução da marca
Como qualquer empresa ou negócio, sempre há a necessidade de recriar
ou apenas fazer alguma modificação que torne a marca mais moderna e
adaptada, de acordo com a imagem a ser passada através dela.
É importante que, ao mudar a marca, toda a identidade visual do
negócio também se adapte a essa mudança. E com o e-commerce não pode ser
diferente. Se o traço da marca, a sua cor, seu partido gráfico ou
qualquer outro detalhe mudar, por mínima que seja a mudança, os
elementos que fazem parte do design do site também devem ser
atualizados, de forma que conversem com os demais materiais.
Mudança de posicionamento negócio
As empresas se adaptam conforme o mercado e o posicionamento
estratégico, sempre que haja a necessidade. Alguma mudança na visão da
empresa, um novo sistema de qualidade dos serviços, uma nova fatia de
mercado a ser conquistada, um novo nicho de público, novas metas
organizacionais, dentre outras diversas novas políticas implementadas.
Para que essas mudanças sejam efetivas também no e-commerce, é
preciso fazer uma pesquisa inicial do que será necessário adaptar na
linguagem visual do layout. Por exemplo, se houver uma mudança de nicho
para focar no público feminino, pensar em elementos que atraiam esse
determinado público, de forma que também não perca a identidade do
negócio. Para saber se a mudança realmente está sendo positiva, é
possível avaliar a reação do público através da ferramenta de teste A/B,
garantindo os melhores resultados para o negócio.
Design e tecnologia ultrapassados
Se você olhar para o seu e-commerce e perceber que ele tem uma
aparência ultrapassada, provavelmente é hora de um redesign. Um layout
criado em 2010 deixará de ser atual em 2013. Padrões e tendências de web
design mudam muito rápido, por isso se o design do seu comércio
eletrônico não estiver atualizado e evoluindo no ritmo dos demais, acaba
sendo considerado ultrapassado.
A mesma regra vale para a tecnologia utilizada, por exemplo, insistir
em apresentar banners em formato flash pode ser um grande erro, do
ponto de vista que diversos devices já não dão suporte a este formato.
Quando isso acontece, os visitantes gastam menos tempo em seu site e sua aquisição de clientes tende a diminuir.
Novas informações e conteúdo não só fazem com que os visitantes vejam
o e-commerce como ágil, mas também ajudam a otimizar o seu
posicionamento nos mecanismos de busca.
Os clientes estão com dificuldade de encontrar o que desejam
Se os seus clientes estão tendo dificuldades para encontrar o que
estão buscando em seu e-commerce, é hora de um redesign. Se você estiver
recebendo questionamentos de como navegar e onde encontrar determinado
produto que você possui na loja, mas que não foi encontrado pelo
cliente, ou se você já fez testes com usuários e seus clientes parecem
perdidos, você precisa repensar a sua navegação. Será preciso
implementar essas melhorias em seu redesign, de forma com que a
navegação torne-se mais intuitiva possível e que os usuários encontrem
facilmente o que estão procurando na sua loja virtual.
Outra dica está no cadastro com qualidade das meta tags e dados do
produto, dessa forma, o mecanismo de busca da loja virtual possui mais
informações para gerar um resultado de busca mais eficiente.
Está muito atrás dos concorrentes nos mecanismos de busca
Assim como as referências que se espalham através do boca-a-boca,
resultado das experiências boas e ruins dos clientes, as referências dos
mecanismos de busca proporcionam o melhor caminho para a conquista de
clientes, que resultam do aumento de tráfego. Se a concorrência está
superando você, provavelmente significa que eles têm implementado Search Engine Optimization (SEO) e
executado melhores práticas que o seu e-commerce. Você precisa
organizar melhor o seu conteúdo que o das demais lojas do ramo, e
possuir uma estrutura que indexe as informações presentes na sua loja
virtual, conquistando um melhor posicionamento nos resultados de busca.
Rejeição
Se você percebe, através do seu perfil do Google Analytics, que os
visitantes da sua loja rejeitam o seu site, ou seja, visualizam uma
página e logo saem, há a possibilidade do problema estar no layout.
Porém é necessário que sejam feitas pesquisas e testes para descobrir
qual é o real problema e o que pode ser feito para que seja solucionado,
para assim planejar um redesign do e-commerce de maneira concreta e bem
sucedida.
Com todos esses motivos que mostram que o e-commerce deve ser
redesenhado constantemente, tenha sempre em mente o mais importante: a
opinião do seu cliente. De nada adianta fazer um layout super moderno e
refinado, que não condiz com o perfil do seu público-alvo. Devido a
isso, é extremamente importante que todas as mudanças sejam testadas e
aprovadas pelo seu cliente, para que se tornem mudanças positivas, e não
apenas uma modificação no visual.
Tenha agora mesmo o Redesign de sua loja! Fale com nossa equipe sem compromisso!
Telefones:
51 4100.4185 / 51 9204.0689 / 51 8487.0958
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Fonte: Ecommerce
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