segunda-feira, 15 de julho de 2013

Como tirar seu IPs de listas da Spamhaus

close
© Brilt – Fotolia.com

Várias empresas buscam a Return Path após  terem seus endereços de email ou domínios listados em uma das mais importantes listas de bloqueio de spam do mercado – a Spamhaus. A missão da Spamhaus é varrer a internet atrás de operações e fontes de spam e fornecer proteção anti-spam em tempo real para redes de internet. Se a Spamhaus lista seus endereços de IP ou domínios é porque eles perceberam atividades em sua rede que criam a percepção de que seu IP ou domínio são possíveis fontes de spam ou malware. Apesar de ser frustrante ver sua entrega em caixa de entrada e receitas decaírem, existem passos que legitimam remetentes e podem ajudar a solucionar a causa do problema e excluir seu IP e domínio da lista.
Passo 1: Aja imediatamente
  • Tenha senso de urgência: Pare de enviar campanhas o mais rápido possível e comece a rever seu programa de emails metodicamente.
  • Cheque suas campanhas recentes: Determine se há algo fora do comum que pode ter contribuído para isso. Você adquiriu endereços de email de uma fonte de alto risco (compra ou aluguel de listas ou acrescentou emails)? Você enviou emails para uma suppression list¹?
Passo 2: Contate seu Account Manager da Return Path, seu ESP e/ou ISP
  • Trabalhe com seu Account Manager da Return Path: Se você comprou o serviço Platinum da Return Path, contate seu Account Manager para maior assistência e direcionamento.
  • Seja transparente e proativo: Informe seu ESP e/ou ISP sobre o que aconteceu e que você está tomando medidas imediatas para resolver o problema. Informe-os que o Processo de Exclusão de Lista da Spamhaus  requer que o ESP ou o ISP os contate com informações pertinentes à lista e às medidas que estão sendo tomadas para solucionar o problema.
Passo 3: Reveja sua infraestrutura e práticas de envio para áreas de melhorias
  • Reveja sua infraestrutura: Certifique-se de que seu processo de bounce esteja removendo usuários desconhecidos após um bounce e que seus feedback loops de reclamações estejam funcionando adequadamente e suprimindo reclamantes.
  • Reveja suas práticas de aquisição de listas: Identifique e interrompa os métodos de aquisição de alto risco (compra ou aluguel de listas ou acréscimo de emails). Certifique-se que você está enviando mensagens apenas para pessoas que as requisitaram e que esperam recebê-las. Considere implementar um método de permissão Confirmed-Opt-In para todos os endereços de email coletados pelo ponto de vendas.
  • Remova assinantes inativos: Se um assinante não interagiu com seu email nos últimos seis meses, pare de mandar emails para ele. Nesses casos, é melhor enviar uma mensagem de reconfirmação. Se o usuário não confirmar, não envie novamente. No longo prazo, determine quando os assinantes deixam de interagir com seu email e remova-os de disparos futuros ou envie uma mensagem de win-back. Monitore ativamente a performance de todas as fontes de listas e campanhasSe perceber picos nas taxas de usuários desconhecidos, de reclamação, rejeição e spam traps, pare de fazer envios e encontre a causa.
Passo 4: Crie um plano de ação e envie ao seu ESP e/ou ISP
  • Trabalhe junto: Seu ESP ou ISP devem contatar a Spamhaus em seu nome e fornecer a eles uma cópia de seu plano de ação.
  • Seja conciso: A Spamhaus analisa um grande volume de pedidos de exclusão de lista, então seja sucinto e vá direto ao ponto. Sintetize brevemente os eventos que levaram à lista e trace o trabalho feito e o trabalho planejado para solucionar o problema.
  • Se seu ESP ou ISP não puder contatar a Spamhaus em seu nome: Contate a Spamhaus utilizando o link contido com a lista específica de seu IP ou domínio. Envie a eles seu plano de ação e informe-os que você entende que a situação é séria e que você está tomando atitudes para solucionar o problema imediatamente.
Passo 5: Coloque seu plano para funcionar
  • Siga em frente: Só o seu plano de ação de forma isolada não vai ajudar a tirar seus endereços de IP ou domínios da lista. Enquanto ele pode ajudar a dar mais confiança à Spamhaus de que o problema está sendo resolvido, eles não vão excluir seus endereços de IP ou domínios até tiverem evidências de que o problema está sendo resolvido. Você deve completar quaisquer atividades que tenha indicado que faria para solucionar o problema e evitar futuras inclusões na lista. Se você não seguir em frente e seus endereços de IP ou domínios voltarem à lista, será mais difícil sair dela novamente.
Apesar de não ter garantias de que seguir esses passos resultará na exclusão de seus endereços de IPs ou domínios da lista, suas chances aumentarão drasticamente. Claro, prevenir é melhor que remediar. Ao seguir as melhores práticas de envio, as chances de cair na lista da Spamhaus são baixíssimas.
¹Suppression list: lista de emails que devem ser removidos do mailing, por terem se descadastrado, retornado com erro, ou reclamado por receber seu email.

Conheça nosso Site:

Fonte: ecommercenews

Nenhum comentário:

Postar um comentário