segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Conheça 7 pais de tecnologias que mudaram o mundo

Criadores que mudaram o mundo:

EletricidadeReprodução
A eletricidade é uma força da natureza e o homem sempre tentou controlar esta potência. O título de pai da eletricidade como conhecemos hoje, no entanto, fica para o Nikola Tesla, que criou a corrente alternada, que permitiu a distribuição mais ampla de eletricidade e possibilitou a difusão do fornecimento de energia doméstica.

Sua invenção foi alvo de uma disputa histórica com o rival Thomas Edison, criador da corrente direta, que já estava estabelecida no mercado. Contudo, o tempo tratou de mostrar que a tecnologia de Tesla era mais eficiente e, por isso, prevaleceu.

Sem o desenvolvimento da eletricidade proporcionado por Tesla, seria praticamente impossível imaginar a evolução da tecnologia ao ponto em que chegamos hoje.

Telefone
Reprodução

Há controvérsia sobre o título de “pai do telefone”. Por muitos anos, o nome do americano Alexander Graham Bell foi citado como autor do invenção, mas nos últimos anos, o italiano Antonio Meucci tem ganhado reconhecimento por sua criação.

O fato é que Graham Bell recebeu antes a patente pelo aparelho, mas Meucci criou o primeiro dispositivo que funcionava de forma semelhante, chamado de teletrofono. Ambos, na verdade, dividem as glórias de desenvolverem a tecnologia.

Como a internet foi uma evolução direta da telefonia, é seguro dizer que você provavelmente não estaria lendo este texto sem suas contribuições.

Rádio
Reprodução
Reprodução

Devido ao celibato, padres católicos não costumam ser lembrados no dia dos pais. Não é o caso do padre Roberto Landell de Moura, considerado o Pai Brasileiro do Rádio. O gaúcho, nascido em 1861, também era um físico, e se tornou conhecido por realizar a primeira transmissão sonora por ondas de rádio.

Mesmo nunca tendo apoio com sua invenção em vida, Landell de Moura acabou entrando para o seleto grupo de “heróis da pátria”. Ele realizou a transmissão dois anos antes de Guglielmo Marconi, que também é lembrado como o criador do rádio. Contudo, o já citado Nikola Tesla também desenvolvia pesquisas na área e também pode entrar para o rol de pesquisadores da área e pode dividir as glórias do desenvolvimento.

TV
Reprodução

O americano Philo Farnsworth detém o título de pai da televisão eletrônica. Tantos outros procuravam uma maneira de criar uma mistura da imagem do cinema com a transmissão do rádio, para levar conteúdo em vídeo para a casa das pessoas, mas ele foi o primeiro a criar uma máquina que não dependesse de artifícios mecânicos.

O aparelho foi desenvolvido em 1927, mas apenas no ano de 1930 a patente foi finalmente concedida a Farnsworth. Peças de sua criação foram dominantes em televisores até o final do século XX.

Computador
Reprodução

Outra paternidade controversa. O alemão Konrad Zuse é uma das pessoas passíveis de serem creditados como o pai do primeiro computador da história. Em 1936 ele desenvolveu o Z1, primeiro computador eletromecânico da história, que conseguia realizar cálculos e exibir a solução em uma fita perfurada.

A máquina era gigantesca e pesava quase 500 kg e fazia apenas adições, subtrações, multiplicações e divisões, além de cálculo de raiz quadrada. Pouco depois, ele criou o Z3, a primeira máquina totalmente automática e programável.

Contudo, por muitos anos, o título de pais do computador ficou com John Mauchly and John Eckert, criadores do ENIAC, apesar de seu desenvolvimento posterior. Com a controvérsia, o computador foi considerada uma invenção de domínio público.

Internet
Reprodução

Existem dois nomes universalmente aclamados com o título de “pai da internet”: o americano Vint Cerf e o britânico Tim Berners-Lee. O primeiro é um dos responsáveis pelo desenvolvimento do protocolo TCP/IP, no qual se baseia toda a rede que conhecemos hoje.

Já o outro foi o responsável pelo desenvolvimento da World Wide Web, que permite a navegação na rede por meio de browsers que acessam sites com imagens, textos e vídeos.

Celular
Reprodução

Martin Cooper ganha o título de paternidade do celular por sua criação enquanto trabalhava na Motorola nos anos 1970. Além de liderar a equipe de desenvolvimento do dispositivo, também é reconhecido por realizar a primeira chamada de celular em público.
O engenheiro criou o DynaTAC 8000x em 1973. O aparelho tinha 1,13 kg e era imenso, sem qualquer comparação com o aparelho que você tem hoje em seu bolso. E se você tem um smartphone, agradeça a boa parte dos nomes citados, já que o sistema mistura computador, telefone, rádio, internet, utilizando a eletricidade da bateria. Em alguns casos, o aparelho até tem TV!

Fonte: Olhar Digital 

Nenhum comentário:

Postar um comentário