quinta-feira, 22 de julho de 2010

Jaaaaabuuuuulaaaaaaaniiiiiii!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Jabulani, a personagem principal da Copa de 2010
A Copa do Mundo deste ano não teve como personagem principal um dos grandes jogadores que estavam na disputa pelo título, como por exemplo Kaká, Cristiano Ronaldo e Messi, e nem um grande técnico como Maradona, Carlos Queiroz ou Joachim Löw.  A personagem que mais chamou atenção nessa copa, gerou intrigas por todo o mundo, foi mal falada, criticada e até escorraçada pelos jogadores, que a maltrataram com toda a sua força de vontade. Estamos falando da Jabulani. Esta foi a bola  utilizada na Copa do Mundo FIFA 2010. A bola foi produzida pela Adidas e apresentada em 4 de dezembro de 2009, no sorteio dos grupos do torneio.
A Jabulani possui apenas oito gomos em formato 3D e significara Celebrar, em isiZulu. Seu design possui traços africanos, misturados numa diversificação de 11 cores onde o branco predomina. As cores foram escolhidas para representar os 11 jogadores de cada seleção, os 11 idiomas oficiais da África do Sul e as 11 tribos que formam a população sul-africana. Em todas as partidas o logotipo da Copa estava estampado na bola.
A principal personagem da Copa foi substituída na final por uma versão especial, denominada Jo'bulani. O nome da bola foi inspirado na cidade de Joanesburgo, que sediou a final, e muitas vezes é apelidada de Jo'burg. Diferente da versão utilizada em toda a Copa, esta possui contornos dourados, ao invés dos contornos mais escuros da Jabulani, também em homenagem à cidade-sede, muitas vezes apelidada de City of Gold ("Cidade do Ouro"), além do dourado representar o prêmio conquistado pelo vencedor da partida. Apenas um gol foi marcado com essa bola em jogo. Andrés Iniesta, meia da seleção espanhola, marcou o gol do título aos 11 minutos do segundo tempo da prorrogação.
A bola foi muito criticada por jogadores da seleção brasileira. Júlio César, Felipe Melo, Luís Fabiano, Júlio Baptista e Robinho qualificaram a bola da Copa como "muito ruim". Júlio César chegou a classificá-la como "bola de mercado". O goleiro chileno Claudio Bravo, por sua vez, comparou ela com uma bola de vôlei de praia, e o técnico da seleção inglesa, Fabio Capello, afirmou que a bola era a pior que já viu em toda a sua vida. Por outro lado, muitos outros atletas aprovaram a bola e disseram que ela era espetacular. Ela foi adotada por alguns campeonatos nacionais espalhados pelo mundo e eleita uma das bolas mais bonitas da história das Copas por uma revista Japonesa.

Por: Breno Aguiar

Perfil do Autor
Este artigo fala da Jabulani e do logotipo da Copa do Mundo, que esteve estampado nela em todos o jogos. Breno Aguiar é professor universitário, palestrante e blogueiro nas horas vagas. Gosta de escrever sobre diversos assuntos, entre eles Tecnologia e Informática, Turismo, Artes, Filmes e muitos outros.(Artigonal SC #2878021)
Fonte do Artigo - http://www.artigonal.com/internet-artigos/jabulani-a-personagem-principal-da-copa-de-2010-2878021.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário