A
maioria (73%) dos consumidores classifica o frete grátis incondicional
como o recurso promocional mais importante ao comprar em sites de
comércio eletrônico, de acordo um trabalho apresentado em outubro de
2011 pelo e-tailing group. Dados do estudo “The Connected Consumer”
também mostram que o serviço de retorno gratuito foi o segundo mais
lembrado (70%), seguido por vendas e seções especiais (62%),
disponibilidade de cupons e promoções (56%) e descontos em produtos e
categorias específicas (54%). Por outro lado, comprar mais para poupar
mais (34%) e oferta de brindes grátis em determinadas compras (31%)
foram as táticas menos mencionadas pelos consumidores.
O estudo
ainda indica que oferecer frete grátis para consumidores em sites de
redes sociais traz grandes benefícios para as companhias, com mais da
metade (60%) dos consumidores afirmando ter interagido com uma empresa
de varejo ou marca em sites do gênero como resultado de uma oferta de
entrega grátis, enquanto 46% afirmam se sentir estimulados a comprar um
produto no site do vendedor por conta desta oferta.
Além disso,
oferecer descontos exclusivos e promoções diárias influencia metade
(50%) dos consumidores a se envolverem com empresas em redes sociais,
com 40% realizado alguma aquisição. Curiosamente, a quantia de “like”
que um produto recebe tem menor relevância para os consumidores, com uma
parcela de apenas 25% afirmando interagir ou concretizar uma compra
como resultado da popularidade de uma mercadoria neste quesito, enquanto
apenas 20% curtiriam uma marca depois de ter comprado, experimentado e
gostado de um produto que ela comercializa.
Dentre os fatores que
mais influenciam os consumidores ao analisar produtos em sites de
e-commerce, a qualidade da imagem, juntamente com a capacidade de
visualizá-lo em diversos ângulos ou em uma cor de sua preferência foram
as mais citadas, seguidos de perto por classificações e análises de
outros consumidores. Por outro lado, o uso de recursos sociais como
“email-a-friend”, a função “like” ou botões de compartilhamento de
conteúdo foram lembrados por aproximadamente 1/3 dos entrevistados.
A
grande maioria dos consumidores (79%) afirma que o preço é o fator mais
relevante no momento da decisão de compra, superior a comodidade de
comprar sem sair de casa (63%) e a possibilidade de obter um produto com
agilidade (55%). No entanto, os comentários e referências de outros
compradores são menos relevantes, com 33% afirmando que a análise de
outros consumidores em sites de varejo lhe ajudou a decidir sobre uma
aquisição, seguido por conselhos boca a boca de amigos (26%) e de
consumidores presentes em comunidades online (15%).
ORC International: Baixo preço lidera preferência dos brasileiros:
O
baixo preço das mercadorias ofertadas em sites de comércio eletrônico é
considerado pelos consumidores brasileiros como o fator de maior
relevância em sua decisão de compra, com um total de 59% compartilhando
essa preferência, seguido pela praticidade e agilidade ao finalizar uma
aquisição (56%), capacidade de monitorar seu pedido (25%), grande
variedade de produtos disponível (23%), custo de entrega (19%),
estimativa correta sobre a data do recebimento (17%), política de
retorno de fácil compreensão (13%) e “outro motivo” (7%), segundo um estudo apresentado em outubro de 2011 pela ORC International.
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