Ter uma loja virtual requer a montagem de um fluxograma inteligente e
que alinhe corretamente as principais operações necessárias ao negócio
on-line. “Mesmo que a loja seja pequena e tenha somente o empresário
como funcionário, é essencial criar departamentos específicos para que
as operações sejam organizadas”, reforça Robson Tavarone, sócio e
diretor comercial do site de Compras Coletivas Ótima Oferta, e da
Agência Vibe, especializada em estratégias para o comércio eletrônico.
Para Tavarone, o sucesso da loja eletrônica dependerá, dentre outras estratégias, da criação dos seguintes departamentos:
• Recepção ou Comercial;
• Financeiro;
• Compras;
• Estoque;
• Expedição;
• Pós-Venda;
Para
cada um destes departamentos, o empreendedor precisará criar um fluxo
para os pedidos de vendas, assim como Tavarone indica a seguir:
Recepção ou Comercial:
1. Entrada do pedido na Loja;
2. Breve análise do pedido. (Ex.: Nome preenchido, com endereço completo);
3. Pedido é Válido: dar andamento;
4. Pedido é inválido: (Sem dados cadastrais) – Cancela-se o Pedido;
Financeiro:
Análise de crédito desse pedido. Nessa etapa, temos algumas sub-divisões:
Pedido
por Depósito Bancário: confirma-se o depósito em conta corrente e dá
andamento ao mesmo. Em caso de não pagamento, aguardamos até 05 dias
após a data da entrada do pedido para cancelamento, sendo que ao 3° dia
recomenda-se enviar um e-mail de cobrança do mesmo. Caso o mesmo não
tenha sido efetuado até o 5° dia útil após a compra, cancela-se no
sistema.
Boleto bancário: o mesmo critério acima, sendo que nesse
caso confirma-se a conta corrente confrontando a entrada em conta com o
número do pedido. Para o cancelamento deste, o consumidor tem 07 dias
úteis após a compra.
Cartões de Crédito: recomendamos usar
sistemas próprios, para checagem de dados que usam inteligência
artificial como Fcontrol ou ClearSale, com isso você pode escapar de
Fraude em sua loja. Após essa análise, aprova-se ou não o Pedido. Em
caso de “aprovação“, entra-se no site das operadoras e se faz a captura
da mesma, e assim se dá andamento ao Pedido. Já em caso de “Suspeita” de
Fraude, o ideal é solicitar ao cliente os seguintes documentos: Cópia
da Frente da Fatura do Cartão, Cópia do CPF e do RG, e de preferência
que os mesmos não sejam escaneados e sim Fotocópias. Ainda assim, se
persistir a dúvida, recomenda-se o cancelamento da compra.
PagSeguro
da UOL ou Pagamento Digital: Confirma-se em sua área personalizada se a
compra foi liberada e dá o andamento correto ao pedido.
Compras:
Muitas
lojas virtuais não trabalham com estoque físico para não ficar com
mercadoria “encalhada”, pois a internet é um meio de venda muito
diferente do físico, e o investimento em altos estoques é prejuízo na
certa. No mínimo, dinheiro empatado.
Portanto, lojistas fazem a compra do material vendido para a remessa dos mesmos. Grandes corporações fazem parcerias com os fabricantes, e as mercadorias saem diretamente da fábrica para o cliente. Quando já se tem o estoque, essa etapa é pulada diretamente para a Logística.
Portanto, lojistas fazem a compra do material vendido para a remessa dos mesmos. Grandes corporações fazem parcerias com os fabricantes, e as mercadorias saem diretamente da fábrica para o cliente. Quando já se tem o estoque, essa etapa é pulada diretamente para a Logística.
Estoque e Expedição:
Quando
da mercadoria em estoque ou da chegada do mesmo, é separado por essa
área o material destinado exclusivamente para cada pedido.
Este
momento requer muita atenção, pois uma mercadoria postada errada é
prejuízo na certa, já que, neste caso, o site terá que pagar o frete
para o RECEBEDOR devolvê-la e novo frete para REMETER novamente a
mercadoria correta.
Portanto, recomendamos que o pedido seja
sempre revisado antes de ser enviado para que não ocorra remessa errada,
ou até mesmo falta de remessa. Outro erro comum é enviar a mercadoria
ao mesmo cliente duas vezes.
Pós-Venda:
Recomendamos
rastrear a mercadoria enviada ao cliente, pois, caso ela seja
extraviada, se remeta outra no menor tempo possível. O ideal é enviar um
e-mail informando ao cliente a data de entrega do produto e solicitando
que ele opine sobre a experiência de compra com a loja em empresas como
e-bit e Buscapé, que possuem espaço justamente para isso. Se o site
propiciar boas experiências ao consumidor, isso será rapidamente
disseminado, proporcionando credibilidade à sua loja virtual. O ideal é
sempre se certificar se o cliente está satisfeito, se foi bem atendido e
se o produto e os serviços do site estiveram de acordo ou até superaram
suas expectativas!
Fonte: e-commercenews
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