segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pinterest se torna a terceira rede social mais acessada dos EUA


Site teve 104 milhões de visitas durante março, diz pesquisa

A rede social Pinterest, baseada em publicação de imagens, se tornou a terceira mais acessada nos Estados Unidos, segundo pesquisa da Experian Hitwise. O site teve 104 milhões de visitas durante o mês de março e está atrás apenas do Facebook e do Twitter, com 7 bilhões e 182 milhões, respectivamente.

As mulheres são as que mais acessam o Pinterest, representando 60% dos visitantes da rede social.

A pesquisa afirma que o Pinterest passou o Linkedin, rede social para troca de informações sobre trabalho e currículos, em fevereiro. Em março, o Linkedin teve 84 milhões de visitas nos Estados Unidos.

Curiosamente, o Google+, rede social do Google, teve 61 milhões de visitas. No entanto, o cofundador e presidente-executivo da empresa, Larry Page, divulgou recentemente que o site tem 100 milhões de usuários.

O que é o Pinterest?
O Pinterest é uma rede social baseada na publicação, organização e compartilhamento de imagens pelos usuários e foi lançado oficialmente em 2010. Atualmente, é a oitava maior rede social dos EUA com cerca de 5 milhões de usuários no país, com mais de 10 milhões em todo o mundo, segundo a comScore.

Durante o mês de fevereiro, o site teve quase 18 milhões de visitas únicas, um crescimento de 52% em relação a janeiro, de acordo com pesquisa divulgada pela consultoria, que afirma que o Pinterest vale US$ 500 milhões.

O site é utilizado por lojas, que apresentam vestidos, sapatos, bolsas e maquiagem, por exemplo, por meio de publicações no Pinterest, levando o usuário para o site que vente estes produtos por meio de poucos cliques. Por conta disso, ele é acessado por uma maioria feminina. As imagens são dispostas em categorias como arquitetura, roupas, alimentos, etc, e aparecem como se fossem colocadas em um mural. Os usuários podem "gostar" de uma imagem e até republicá-la em seus murais. É possível conectar a conta do Facebook e do Twitter para publicar automaticamente as imagens nestes serviços. A empresa é sediada em Palo Alto, na Califórnia, e tem 30 funcionários.

Nas últimas semanas um novo hype social tomou a timeline de muitos. Um tal de Pinterest está crescendo de forma assustadora e já é visto como uma ferramenta de marketing digital por grandes companhias, mas afinal de contas, o que é o Pinterest, o que se pode fazer com ele e como como ele funciona?
 
O site é uma modernidade daquela mania de recortar imagens interessantes e pendurar no mural do quarto, algo comum entre crianças e adolescentes na década de 90. O nome vem de um acrônimo das palavras pin (alfinete) e interest (interesse), a rede social atingiu 10 milhões de usuários norte-americanos em apenas nove meses, registrando o maior crescimento já visto até hoje em uma rede social.

O Pinterest é um grande mural de imagens. Lá o internauta compartilha imagens e vídeos que julgue interessante. Você pode até achar esse conceito ultrapassado e já utilizado pelo Tumblr, por exemplo, só que a grande diferença da rede social é a possibilidade de dividir sua imagem em boards, ou seja, em murais.

Você pode montar um board sobre decoração, outro sobre bandas favoritas e culinária. Assim, você não  precisa ficar restrito a um assunto só e os seus contatos tem a opção de seguir o seu perfil ou apenas um board, permitindo controle sobre o que você vai consumir de conteúdo na rede social.
 
O internauta pode subir uma foto ou fazer uma pesquisa e “repinar” a imagem. “Pinar” é o termo predominante nesse ambiente repleto de imagens que agrada muito as mulheres, que hoje, representam quase 80% da audiência do site.

Nenhum comentário:

Postar um comentário