O aumento da penetração da internet e o forte crescimento do
e-commerce faz com que o setor ganhe cada vez mais destaque, atraindo
novos players e investidores. Isto aliado a perspectiva de altas taxas
de crescimento nos próximos anos indica a tendência, que já começa a ser
verificada em outros países, de aumento do custo do investimento em
marketing, ou seja, menores retornos.
Como implicação prática teremos que o custo de atrair um novo cliente, que já aumentou, deve crescer ainda mais.
Uma das soluções é aumentar a assiduidade de compras daqueles
clientes que você já conquistou. E isto costuma ter um custo muito menor
do que buscar um novo consumidor no mercado. Investir em criar um
melhor relacionamento com seus clientes é um dos principais fatores que
fará ele comprar novamente em seu negócio.
Existem diferentes formas de aprofundar o relacionamento com o
cliente mas nunca devemos esquecer que a base desta relação é a
confiança e para mantê-la é preciso entregar na forma e prazo combinado.
Estabelecido este patamar é hora de trabalhar outros aspectos. Surpreender. Propiciar ao cliente uma experiência inesperada é um
ótimo caminho para estreitar o relacionamento. Presentes em datas
especiais, como aniversários, dia das mães e dia dos pais, demonstram
atenção dispensada ao cliente. Uma rosa acompanhada de um cartão com o
nome, e se possível assinado a mão, ou um par de ingressos para um
evento interessante são exemplos de ações com bom potencial de retorno.
Entretanto, é preciso muito cuidado pois, por exemplo, um convite para
um evento que não seja de interesse do cliente pode gerar frustação. Por
isso é importante, também neste momento, fazer uso das informações que
acumuladas sobre seus clientes. Que tipo de música ele costuma comprar,
para qual time torce, qual a idade, são algumas dentre outras
características que você pode obter a partir de sua base de cadastro e compras, ajudando a identificar o perfil do cliente.
Para aqueles que mantém uma conta no twitter, facebook ou blog uma
campanha com prêmios é uma boa sugestão. Não estamos falando de sorteio
mas sim de uma campanha que premeie os clientes que mais interagem,
através de avaliações ou comentários.
Outra possibilidade são os cupons de descontos. Oferecer um cupom de
desconto em compras futuras para os clientes é um convite para que eles
voltem mais brevemente ao seu negócio e realizem novos pedidos.
Variações dessa promoção também podem ser feitas ofertando cupons para
aqueles que se cadastrarem no mailing list ou então indiquem amigos.
Todas as estratégias acima são algumas das possíveis para melhorar seu resultado usando a base de clientes atuais. Elas têm por trás a ideia de que buscar novos mercados e clientes é importante mas que existem grandes possibilidades se olharmos para o consumidor que já cliente. E isto pode trazer bons resultados com um menor custo.
Fonte: ecommercebrasil
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