Recentemente, o Facebook anunciou mudanças no sistema de recebimento
de mensagens. Com a criação dos e-mails, a inbox, que antes servia
apenas para bate papo com amigos, agora permite que campanhas de e-mail
marketing cheguem a caixa de entrada do e-mail da rede social. Com isso,
podemos observar, em uma primeira análise, uma nova realidade, com a
possível visualização do e-mail marketing em “mensagens”, o Facebook
pode estar quebrando o conceito de webmail que temos hoje.
Logo
posso afirmar que haverá mudanças no comportamento dos usuários da rede,
já que só no Brasil somamos 61 milhões de perfis e é importante
ressaltar que mês a mês, cerca de três milhões de novos usuários entram
no Facebook. O que aumenta ainda mais a responsabilidade dos
profissionais de e-mail marketing para lidar com este “novo” público.
É preciso ficar atento e nos prepararmos, como toda empresa de marketing digital, que cresce no Brasil!
Temos ao mesmo tempo, dois cenários ou possíveis reações por parte dos usuários.
Primeiro:
Satisfação pela comodidade de compartilhar experiências pessoais,
receber e trocar informações, utilizar o chat, enquanto recebe
promoções, novidades e ofertas das empresas diretamente no Facebook, sem
ter que trocar de tela, já que aconteceram mudanças significativas no
painel de mensagens. Agora, além de receber as mensagens enviadas por
amigos, é possível visualizar a “caixa de entrada” como se fosse um
webmail.
Assim, o público ou seu consumidor não está somente na rede social, o e-mail foi integrado a rede.
Quando
levamos em consideração o número de usuários que possuem conta no
Facebook e multiplicamos pelo público que utiliza dispositivos móveis,
ao cruzarmos estes dados, teremos um número assustador de pessoas mais
próximas do e-mail. A rede social e o e-mail, um dia, serão a mesma
coisa!
Segundo cenário possível: O usuário ficará cada vez mais
crítico com o e-mail marketing. Ele já navega há tempos na web e recebe
diversas informações, então por que acolher mais uma? É aí que entramos.
O que vamos agregar? Qual será nossa relevância dentro da imensidão que
é o Facebook?
Entendo que a novidade traz, para nós do segmento,
uma reflexão ou pelo menos uma revisão do conceito de e-mail marketing.
Ora, se todos passarem a utilizar com freqüência o e-mail deste
ambiente, não existirá mais barreira entre rede social e comunicação via
e-mail: tudo estará interligado, o que abre um leque de possibilidades
para o e-commerce.
Mas vamos com calma. Há algumas questões que
persistem, em especial para os desenvolvedores de e-mail marketing. A
fim de utilizar com maior precisão a nova opção de mensagens, será
necessário entender melhor os padrões aceitos no Facebook.
As
maiores descobertas, e estou trabalhando para isso, giram em torno de
desvendar o melhor tipo de fonte, apelo visual, utilização e
carregamento de vídeo ou gifs animados, além dos critérios de
classificação de uma mensagem como spam.
Não há dúvidas de que ao
saber identificar estes detalhes de design e conteúdo, teremos em mãos
uma possibilidade incrível de crescimento para o e-commerce.
A
questão é o conteúdo e o timing de impacto. Aliás, diferenciais com os
quais sempre temos que lidar ao disparar e gerenciar campanhas de
grandes marcas, o que precisa ser lembrado é que a sua mensagem não é a
única, o consumidor receberá muitas outras de diferentes empresas. Então
todo cuidado e atenção são pouco! O diferencial será a sua estratégia.
O e-mail marketing poderá ser visto, cada dia mais, como ferramenta real de comunicação.
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