segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Previna-se ao acessar serviços bancários no celular


Saiba como se proteger de ataques e códigos maliciosos quando usar o mobile banking 

Quando o assunto é segurança, todo cuidado é pouco. Se você está pensando em comprar online para fugir dos shoppings lotados nesta época de Natal ou também se é mais um adepto do  acesso a serviços bancários pelo telefone celular ou qualquer outro dispositivo móvel com internet, é necessário tomar precauções.

José Matias, diretor de suporte técnico da empresa de segurança digital McAfee, explica que o risco é o mesmo de usar qualquer outro equipamento com acesso à internet. "Você pode acessar um site com código malicioso e que possa baixar isso para o seu celular, roubar ou sequestrar seus dados", ele explica, citando o crescimento do 'ransomware' na Europa e nos Estados Unidos, no qual o vírus bloqueia o acesso aos dados do usuário e só libera por meio de um pagamento.

"O importante é ter uma solução de segurança instalada no equipamento. Não apenas um antivírus, mas algo que permita bloquear alguns ataques, fazer backup, rastrear o aparelho em caso de perda e encriptá-lo", explica Matias. Ele explica que encriptando seus dados, uma pessoa que roube ou ache seu smartphone poderá ter acesso ao hardware, mas não tem como acessar suas informações pessoais.

"Na hora que o usuário digita a senha e ela é encriptada pelo banco ela está segura, mas no momento da digitação, alguma coisa pode estar capturando aquela digitação", explica José Matias. Por isso ele cita a importância de uma solução de segurança também ao lado do usuário. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário