segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

A ciência comprova: a cor do copo influencia o sabor da bebida

Pesquisa mostrou que uma mesma bebida servida em copos de cores distintas ganhava sabores diferentes.


A ciência comprova: a cor do copo influencia o sabor da bebida
(Fonte da imagem: Reprodução/Dooby Brain)
Estudos quanto à influência das cores em nossos sentidos são frequentemente realizados — e muitas pessoas já utilizam as tonalidades em ambientes de acordo com a sensação que querem passar, como calma ou agitação. Agora, uma pesquisa da Universidade Politécnica de Valência feita em parceria com a Universidade de Oxford apontou que a cor de uma caneca pode mudar totalmente o gosto de uma bebida, para melhor ou pior.

A experiência envolveu 57 participantes e a bebida escolhida foi o chocolate quente. Os envolvidos tiveram que experimentar o mesmo chocolate em copos com quatro cores externas diferentes (creme, vermelho, laranja e branco), sendo a parte interna sempre branca.

Resultados curiosos
Por fim, todos os voluntários acharam que o chocolate quente servido nos copos de cores laranja e creme eram melhores que os outros. Alguns ainda acrescentaram que o chocolate servido no copo de cor creme tinha um sabor ainda mais doce e era mais aromático. A descoberta mostra novamente o poder das cores em nossos sentidos, especialmente no paladar.

Segundo uma das autoras do estudo, Betina Piqueras-Fiszman, não existe uma regra fixa para dizer qual cor realça qual comida. Mas a influência das cores nos alimentos é real e as empresas deveriam prestar mais atenção quanto ao recipiente, que tem muito mais potencial do que imaginávamos.
 
Fonte: Gizmodo

Nenhum comentário:

Postar um comentário