E por que não pode?
Um
dos primeiros modelos de negócio digitais foi a venda de banners em
sites. Anunciantes compravam banner na home de portais como Uol e Zaz
(atual Terra) para divulgar suas marcas, mesmo sem ter um e-commerce.
Depois os grandes publishers viram na web um canal espetacular e
começaram a construir seus sites e portais apostando no mesmo modelo de
receita que sustenta seus veículos impressos, a publicidade, só que o
momento era da publicidade digital, do banner, da novidade. Hoje, o
banner não é mais o “queridinho” da Internet, mas se bem feito, ainda dá
resultados.
Hoje, muito se mudou na estratégia de mídia online.
Nem só o banner na home de portal dá resultado. É preciso estar em
outras mídias como Redes Sociais, Google, Blogs, Mobile, smartv entre
outras, pois as pessoas estão consumindo cada vez mais esse tipo de
conteúdo, entretanto, um dos pilares para a compra de mídia online ainda
era comprar espaços onde tem grande audiência, de preferência,
qualificada para a sua marca ou produto. Anunciar no grande portal dá
resultado para campanhas de massa, mas se você tem uma danceteria será
melhor fazer uma ação em um site segmentado de baladas.
E como
estão os e-commerces hoje? Estão com suas plataformas acessíveis por
PCs, mas já estão no Mobile, Tablets, usando as Redes Sociais como canal
de relacionamento (ao menos deveriam) e vendas, estão com Blogs, canais
no YouTube, presentes no Google. O trabalho de presença digital está
sendo bem feito e por que não aproveitar isso? Esses e-commerces tem
muita audiência, claro, pois tem milhares de produtos a venda e isso
atrai muita gente, mesmo que sejam, o que eu chamo de taxa de curiosos,
ou seja, pessoas que entram, pesquisam e saem. Tem aos montes nesses
sites.
A grande quantidade de produtos pode confundir o usuário. O
que comprar? Uma TV de LCD ou Led? De 42 ou 50 polegadas? Um notebook
com 3 ou 4 gigas de HD? Sony, LG ou HP? Quanto mais se dá opção ao
usuário, mais ele fica na dúvida. E se o usuário entrou no site
pesquisando uma TV, mas tem o lançamento de um livro da banda ou time
que ele mais gosta? Como ele vai saber?
O e-commerce pode e deve
ser um canal de mídia, pois é preciso saber divulgar a marca no canal
específico. Falei aqui o quanto e-commerce trabalha sua presença
digital, que possui altas audiências, que tem muitos produtos que pode
confundir o usuário, que ele pode entrar para pesquisar um produto,
porém se impactado por outro pode despertar o desejo da compra. Mais
algum motivo para sua marca, se estiver sendo vendida naquela loja
virtual, fazer um plano de divulgação? Acredito que não, e se você tem
um e-commerce o que acha de uma nova fonte de renda?
Visite também: www.webstudiocomunicacao.com.br
Fonte: Ecommerce News
Nenhum comentário:
Postar um comentário